O PAPEL DOS MONITORES NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2384Palavras-chave:
Estado da questão, Monitores, Ampliação de JornadaResumo
O artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre a atuação dos monitores nas experiências de educação em tempo integral, em âmbito nacional, nos últimos dez anos. O estudo é de natureza qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos do Estado da Questão, com uso dos descritores “educação integral”, “escola de tempo integral”, “monitor”, “monitoria”, de modo isolado ou combinado. Trabalhando com artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES, identificaram-se sete artigos revisados por pares, sendo que a maioria trata de experiências relacionadas ao Programa Mais Educação. As constatações mostram que esse novo sujeito adentra o ambiente educacional por meio das experiências de ampliação de jornada escolar, implementadas a partir da criação do Programa Mais Educação em 2007, embora suas funções e atribuições no escopo dos projetos e na articulação com as escolas não estejam claramente definidos. Além de um perfil de formação precário, os monitores enfrentam dificuldades no que diz respeito às condições de trabalho, carga horária e vínculo contratual.
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