A BRINQUEDOTECA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2457

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Brincar, Prática pedagógica

Resumo

As brinquedotecas no contexto do jogo, brincadeira e brinquedo são importantes ferramentas dentro das instituições escolares contribuindo para o desenvolvimento infantil no processo de construção da aprendizagem e no desenvolvimento social da criança, o que suscita a extrema relevância o quanto o brincar é peça fundamental na formação integral na infância do indivíduo. Sob essa perspectiva foi o objeto de nosso estudo, nossa argumentação para novas descobertas e reflexões acerca da atuação da brinquedoteca no cenário da educação infantil. Os objetivos deste trabalho foram investigar as brinquedotecas de instituições públicas municipais de Educação Infantil da cidade de Divinópolis-MG sob o olhar de condições de sua existência e o que pensam os professores sobre esse recurso pedagógico no ambiente escolar. Realizou-se inicialmente o mapeamento das instituições e dos professores das escolas, no qual identificamos 49 escolas, porém, somente 16 delas nos retornaram e apenas 04 delas possuem a brinquedoteca. Tais dados nos conduzem afirmar que a falta de brinquedotecas nas escolas reflete em grandes perdas de espaços de ludicidade, uma vez que a brinquedoteca se define além de um ambiente equipado que possibilitem ações e atividades lúdicas espontâneas, mas principalmente o desenvolvimento de habilidades tais como, socialização, expressão e linguagem, desenvolvimento integral, trabalho em equipe e brincadeiras envolvendo todas as idades. Em relação aos professores, revelaram que a brinquedoteca possibilita um enriquecimento no processo de aprendizagem, pois é uma importante e fundamental ferramenta pedagógica que oportuniza a ampliação dos conhecimentos com vivências que possibilitem múltiplas sensações, conflitos, emoções e explorações.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT/SP). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte – GEPESEFE/UEMG.

Roberta Garcia de Oliveira Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Divinópolis.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

SANTOS, M. A. G. N. dos; GONÇALVES, R. G. de O. A BRINQUEDOTECA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023077, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2457. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2457. Acesso em: 21 nov. 2024.

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