CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MG – PLANO ESTADUAL, REESTRUTURAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O caso de Espinosa, entre 2015 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2775

Palavras-chave:

Carreira do magistério, Plano de carreira docente, Valorização salarial do professor

Resumo

A valorização da carreira docente pressupõe um debate essencial para o futuro da Educação Básica no Brasil. Assim sendo, este artigo apresenta um recorte de pesquisa que objetivou compreender os contributos e limites do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Minas Gerais, a partir das Leis Estaduais nº 15.293/2004 e nº 21.710/2015. Essas instituíram e reestruturaram, respectivamente, o referido Plano, trazendo implicações ao processo de valorização e profissionalização docentes. A partir da análise das normativas nacionais e estaduais que regem a temática acerca da carreira docente, preconizadas na CF/1988, LDB 9394/96 e legislações posteriores, e da revisão da literatura correlata, procedeu-se a um estudo de caso, de abordagem mista, fundamentado em pesquisa documental, bibliográfica e de campo, sendo essa última fomentada com a aplicação de um questionário aos participantes da pesquisa, professores efetivos e estáveis em exercício nas escolas estaduais localizadas no município de Espinosa/MG. Findo o processo de triangulação dos dados, tratado sob a vertente de quatro categorias: desenvolvimento profissional, remuneração dos professores, carreira do magistério e perspectivas da carreira docente, revela-se um descontentamento entre os sujeitos da pesquisa e a atual conjuntura, na medida em que o supracitado Plano de Carreira não condiz com os anseios da categoria referente às questões de ordem salarial, de condições de trabalho, de aperfeiçoamento e de evolução na carreira, que contemplem a valorização social, financeira e profissional, estando, portanto, longe de ser um instrumento que favoreça, de fato, a real e justa valorização docente.

 

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Biografia do Autor

Rogério Cruz Alkimim, Universidade de Uberaba

Licenciatura Plena em Normal Superior / Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Unimontes), Licenciatura Plena em Letras/Português (Unimontes), Especialização Lato Sensu em Inspeção Escolar (ISEJAN), Mestrando em Educação (UNIUBE).

Sálua Cecílio, Univerdidade de Uberaba

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). É docente de tempo contínuo na Universidade de Uberaba, no Programa de Pós-graduação em Educação. De agosto de 2017 a agosto de 2022, atuou como coordenadora dos seus cursos de mestrado e doutorado. Ainda em âmbito institucional, integra o Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos e nele atua também como vice-coordenadora e é membro ad hoc do Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Integrou o Conselho Universitário da UNIUBE no período de 2017-2021. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho docente, Tecnologias e Subjetividade (GEPETTES).Tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia do Trabalho, com ênfase em Trabalho, Tecnologia e Subjetividade, atuando principalmente no ensino e na pesquisa sobre os seguintes temas: educação, trabalho docente, trabalho, subjetividade e professores; ensino superior; trabalho e processo saúde e doença; pesquisa em educação e epistemologia e pesquisa em educação.

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Publicado

2025-02-01

Como Citar

ALKIMIM, R. C.; CECÍLIO, S. CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MG – PLANO ESTADUAL, REESTRUTURAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O caso de Espinosa, entre 2015 e 2023. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025012, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2775. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2775. Acesso em: 22 fev. 2025.

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Artigos