“A VIDA NÃO É UMA CARREIRA”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2132

Palavras-chave:

Educação Ecológica , Confluência Pedagógica, Capoeira

Resumo

Este artigo refere-se de forma reflexiva às possibilidades pedagógicas contracoloniais, portanto insurgentes, que em sua gênese epistêmica estabelece força contrária ao que se mostra hegemônico. Contando com recursos da lei de fomento cultural nº 14.017/2020, criada como forma de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, produzimos o documentário Brincando na Roda dos Saberes, enaltecendo perspectivas ecoeducativas sobre a aprendizagem e o ensino da Capoeira em ambientes educacionais. O filme é também reflexo da pesquisa de doutorado realizada entre os anos de 2014 a 2018, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, que se deu fundamentalmente por vivências e processos de aprendizagens em escolas situadas na capital paraibana. Dos resultados obtidos, destaca-se a tese de que o ato de educar pela prática da capoeira sob uma perspectiva ecológica repercute positivamente e diretamente na corporeidade.

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Biografia do Autor

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Arteducador, doutor em Educação, graduado em Artes e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve estudos que tocam a interface lúdica do brincar, o viver criativo, e a corporeidade a partir de uma concepção ecológica. Elege enquanto esferas de atuação, a arte-educação e a educação infantil, enfatizando nestas, a prática pedagógica, o processo de ensino-aprendizagem e a formação docente permanente.

Mariana Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

ANTÉRIO, D.; FERNANDES, M. “A VIDA NÃO É UMA CARREIRA”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023020, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2132. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2132. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos