PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1728

Palavras-chave:

Prática, Didática, Matemática

Resumo

Na Educação Básica, pensar em prática pedagógica requer analisar e estudar as ações educativas realizadas pelos docentes ao longo de suas vidas profissionais, refletindo sobre suas experiências diárias, pensando na construção dos saberes dos discentes, e perceber que os profissionais da educação são sujeitos do processo educativo. A prática pedagógica docente é composta por um conjunto de ações interligadas, dentre outras, o domínio didático e as metodologias desenvolvidas sobre estudar e aprender. É o caso do processo de ensino-aprendizagem de Matemática, uma das disciplinas menos apreciadas pelos alunos, sobre a qual se deve ter um olhar específico para a disciplina e suas orientações didáticas visando a aprendizagem. O trabalho com essa disciplina requer demonstrá-la como uma ciência dinâmica, que se faz e refaz, sempre que aprendida de modo contínuo, para que os estudantes percebam que é possível a aprendizagem enquanto está sendo experimentada e estudada. Pesquisa realizada com abordagem qualitativa, utilizou o método bibliográfico, para o estudo apresentado. Objetivou pensar e refletir sobre práticas pedagógicas e orientações didáticas para o ensino da Matemática, por se tratarem de ações educacionais de extrema importância no processo educativo, e realizá-las de maneira eficaz é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PATRÍCIA SÁ BATISTA COIMBRA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-Pa, Brasil.

Edilan de Sant Ana Quaresma, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém-Pa, Brasil. 

Referências

BRASIL. Lei nº Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acessado em: 12 de julho de 2016.

CARVALHO, D.Lucchesi. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 2011.

CENSO escolar. Disponível em: <http://www.qedu.org.br/brasil/censo-escolar?year=2016&dependence=0&localization=0&item>. Acessado em: 02.05.2021.

CHARLOT, Bernad. O professor na sociedade contemporânea: um trabalho da contradição. Salvador: Revista FAEEBA, vol. 17, 2008.

D’AMBRÓSIO, Ubiratã. Educação Matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Por que se ensina Matemática? Disponível em: http://www. ima.mat.br/ubiípdfíuda_004. pdf. Acessado em: 6 de agosto 2015.

DANTE, L. Roberto. Didática da resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2007.

DANTE, L. Roberto. Didática da Matemática na Pré-escola. São Paulo: Ática, 2007.

GARCÍA, Carlo Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Portugal: Porto Editora, 1999.

LUCKESI, Cipriano, Carlos. O QUE É MESMO O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM? Porto Alegre. Ed. Pátio, 2000.

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola? São Paulo, Ed. Cortez, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Trab. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre. Artmed, 2000.

RIOS, Terezinha. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.

SisPAE. Sistema de Avaliação Paraense. Disponível em: < https://sispae.vunesp.com.br/reports/RelatorioSISPAE.aspx?c=SEPA1403>. Acessado em 23.11.2017.

VERDUM, Priscila. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Rio Grande do Sul. Revista Educação, PUCRS. 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

SÁ BATISTA COIMBRA, P.; DE SANT ANA QUARESMA, E. PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023012, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1728. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1728. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos