DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM FRAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2378

Palavras-chave:

Sistema Galperin-Talízina; Ensino problematizador de Majmutov; Teoria da atividade.

Resumo

O processo de assimilação do conhecimento depende de fatores internos e externos para se consolidar. Para que isso ocorra, a partir dos pilares da teoria histórico cultural é importante determinar o nível de partida do estudante. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar os conhecimentos que os estudantes já possuem na atividade de situações problema discente com frações, fundamenta na teoria Histórico Cultural, na perspectiva de Galperin, Talízina e Majmutov. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e teve como instrumento diagnóstico, quatro tarefas de lápis e papel contendo os dados e condições das quatro ações invariantes da Atividade de Situações Problema Discente: 1ª formular o problema discente, 2ª construir o núcleo conceitual, 3ª solucionar o problema discente e 4ª analisar a solução. A análise dos resultados estruturou-se de forma quantitativa à qualitativa a partir das ações de controle do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação. O resultado da análise da avaliação diagnóstica na Atividade de Situações Problema Discente com frações, indica que os estudantes necessitam desenvolver os conceitos básicos de frações requeridos como conhecimentos para esta faixa etária. A ferramenta utilizada para determinar o ponto de partida dos estudantes, mostrou-se crucial para nortear os professores no planejamento do processo de ensino e aprendizagem formativa.

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Biografia do Autor

Marina Fonseca Ramos, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda, UERR; Professora da Escola Estadual Antonia Coelho de Lucena, Boa Vista, Roraima, Brasil; PPGEC; Grupo de Pesquisa de Didática de Resolução de Problemas em Ciências e Matemática na UFRR.

Fairuz Cunha Daoud, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do programa Ensino de Ciências da UERR; Professora da Escola Estadual Antonia Coelho de Lucena, Boa Vista, Roraima, Brasil; PPGEC; integarnte do Grupo de Pesquisa de Didática de Resolução de Problemas em Ciências e Matemática na UFRR.

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em Matemática pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV), Cuba; Mestrado em Informática Educativa pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC), Cuba e Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Ex-professor dos departamentos de Matemática nas universidades cubanas Instituto Superior Pedagógico Juan Marinello (ISJPM) e Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atuando na Licenciatura em Matemática. Professor permanente dos programas de pós-graduação: mestrado profissional em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Pesquisador em Didática da Matemática fundamentada na teoria da atividade na perspectiva de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev, P. Ya Galperin e N. Talízina e resolução de problemas de M. I. Majmutov. Lider do Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

FONSECA RAMOS, M.; CUNHA DAOUD, F.; GARCÍA MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM FRAÇÕES. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023040, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2378. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2378. Acesso em: 29 jun. 2024.

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