CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651Palavras-chave:
Atividade de Situações Problema Discente, Resolução de Problemas, Teoria da AtividadeResumo
Considerando sistematizar e compreender o desenvolvimento da habilidade de resolver problemas discentes, buscou-se a utilização de um sistema didático fundamentado nos estudos de Galperin, Talízina e Majmutov. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição da utilização da Atividade de Situações Problema Discente como metodologia de ensino para o desenvolvimento da habilidade de resolver problemas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral nos estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O caráter metodológico da pesquisa é quantitativo e qualitativo, com enfoque predominante qualitativo. Após a realização da experiência formativa, observou-se que aproximadamente 65% da turma demonstrou que consegue transferir os conhecimentos conceituais e procedimentais de derivadas, se encontrando com as características que são específicas da etapa verbal externa. Todavia, 35% da turma apresentou dificuldades em transferir para novas situações os conhecimentos trabalhados anteriormente, se encontrando na transição entre a etapa materializada e a etapa verbal externa.
Downloads
Referências
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin .Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 4, p. 166-192, 23 maio 2018. DOI: 10.14393/OBv2n1a2018-8
MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 180-200, 3 ago. 2020. DOI: 10.14393/OBv4n1.a2020-56482
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M.V. F. A Formação de Habilidades Gerais no Contexto Escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: NÙÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (org.). P. Ya. Galperin e a Teoria da Assimilação Mental por Etapas: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016
OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva; MENDOZA, Héctor José García. Habilidades na resolução de problemas fundamentada na teoria da atividade em estudantes da licenciatura em matemática. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 27-45, 2020. DOI: 10.37084.
TALÍZINA, Nina Fiódorovna. Psicologia de la Enseñanza. Moscu: Progreso, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Héctor José García Mendoza, Oscar Tintorer Delgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).