Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.
Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores.