EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2522

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Remoto Emergencial, Modelo Educacional Presencial, Pandemia, Afetividade

Resumo

A Educação Infantil possui extrema importância como primeira etapa da Educação Básica, sendo grandemente prejudicada pela pandemia da covid-19. Diante disso, este trabalho objetiva investigar as expressões afetivas de professoras da Educação Infantil da rede de ensino público de um município cearense, no retorno às atividades presenciais após o período de isolamento pandêmico da covid-19. Trata-se de um Estudo de Campo de abordagem qualitativa, desenvolvido com dez professoras de Educação Infantil. Como resultados, percebeu-se por parte das professoras: uma coexistência de emoções e sentimentos diversos em relação ao retorno do ensino presencial; reflexões de caráter filosófico ou religioso sobre o sentido da vida, oriundas do período pandêmico; percepção de uma maior valorização da figura do professor por parte da família após o isolamento; conflito entre a natureza educativa da Educação Infantil e as limitações impostas pela covid-19; entendimento do domínio das tecnologias como momento de aprendizagem e superação profissional.

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Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Sales Mota, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação (UECE). Especializações em Educação Inclusiva (UNIMES) e Psicologia e o Desenvolvimento Infantil (Faculdade Metropolitana). Graduação em Pedagogia (UECE). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Geandra Cláudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Mestrado em Educação Especial (UECE). Graduação em Pedagogia. Professora adjunta na UECE.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

MOTA, B. de O. S.; SANTOS, G. C. S. EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023074, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2522. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2522. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos