EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2522

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Remoto Emergencial, Modelo Educacional Presencial, Pandemia, Afetividade

Resumo

A Educação Infantil possui extrema importância como primeira etapa da Educação Básica, sendo grandemente prejudicada pela pandemia da covid-19. Diante disso, este trabalho objetiva investigar as expressões afetivas de professoras da Educação Infantil da rede de ensino público de um município cearense, no retorno às atividades presenciais após o período de isolamento pandêmico da covid-19. Trata-se de um Estudo de Campo de abordagem qualitativa, desenvolvido com dez professoras de Educação Infantil. Como resultados, percebeu-se por parte das professoras: uma coexistência de emoções e sentimentos diversos em relação ao retorno do ensino presencial; reflexões de caráter filosófico ou religioso sobre o sentido da vida, oriundas do período pandêmico; percepção de uma maior valorização da figura do professor por parte da família após o isolamento; conflito entre a natureza educativa da Educação Infantil e as limitações impostas pela covid-19; entendimento do domínio das tecnologias como momento de aprendizagem e superação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Sales Mota, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação (UECE). Especializações em Educação Inclusiva (UNIMES) e Psicologia e o Desenvolvimento Infantil (Faculdade Metropolitana). Graduação em Pedagogia (UECE). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Geandra Cláudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Mestrado em Educação Especial (UECE). Graduação em Pedagogia. Professora adjunta na UECE.

Referências

ALESSANDRA, K. Pandemia de Covid-19 deixou as crianças mais vulneráveis à violência, dizem especialistas. Agência Câmara Notícias. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/862757-pandemia-de-covid-19-deixou-as-criancas-mais-vulneraveis-a-violencia-dizem-especialistas/. Acesso em: 14 ago. 2023.

BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. de P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.1, p.p. 826-849, jan. 2021.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 47. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

BRASIL. Coronavírus Brasil. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 26 ago. 2023.

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Educ. rev. Belo Horizonte, n. 44, p 157-175, dez. 2006.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma

Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Boston: Clayton

Christensen Institute, 2013.

CUNHA, R. C. O. B.; BARBOSA, A. Trabalho coletivo e colaborativo na escola: condições e princípios de trabalho. Educação Unisinos. Piracicaba, v. 21, n. 3: p. 306-314, Set – Dez. 2017.

CUPANI, A. O que é filosofia? Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia, 2023. Disponível em: https://lefis.ufsc.br/o-que-e-filosofia/. Acesso em: 30 ago. 2023.

ESTEVÃO, A. M. R. et al. Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Brasília, DF: ANDES, 2021.

FERREIRA, W. P.; SCAICO, A.; DANTAS, P. O custo Emocional de Professores Durante um Semestre Remoto na Pandemia: um Estudo de Caso na Universidade Federal da Paraíba. In: Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 30, p. 416-426. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia. Informe n° 01. São Paulo: FCC, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1.Acesso em: 30 out. 2021.

G1 PORTAL. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 28 ago. 2023.

GESTRADO/UFMG. Trabalho docente em tempos de pandemia: Relatório técnico. 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v03.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia E Pedagogos, Para Quê? 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando nas contribuições da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

NOGUEIRA, M. A. Família E Escola Na Contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade. jul./dez. 2006.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.

POLONIA, A. da C. P.; DESSEN, M. A. Em Busca De Uma Compreensão Das Relações Entre Família E Escola: Relações Família-Escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005. Volume 9. Número 2.

PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación. OEI. N. 24,

setembro/dezembro, 2000.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

SILVA, E. H. B. da S.; SILVA NETO, J. G. da; SANTOS, M. C. dos. Pedagogia Da Pandemia: Reflexões Sobre A Educação Em Tempos De Isolamento Social. Revista Latino-Americana de Estudos Científico – RELAEC. v. 01, n.04, jul./ago., 2020.

SOUZA, D. da S. R. de; RAMOS, A. S. M. Atitudes afetivas dos docentes em relação ao ensino remoto na pandemia da Covid-19. Quaestio - Revista de Estudos em Educação. Sorocaba, SP: v. 25, p. e023007, 2023.

SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Volume 17, n. 30 jul./dez. 2020.

UNDIME. Notícia: Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. 2021. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/14-04-2021-13-19-segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet. Acesso em: 13 jun. 2022.

VERSIGNASSI, A. Como as estatísticas da Covid explicam o mundo. Super Interessante. Edição 425. Março, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas (vol. III). Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. Théorie des émotions: étude histórico psychologique. Paris: L’Harmattan, 1998.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALLON, H. Do ato ao pensamento: Ensaio De Psicologia Comparada. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

MOTA, B. de O. S.; SANTOS, G. C. S. EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023074, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2522. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2522. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos