PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO BÁSICA: estabelecendo pontes entre as etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2419Palavras-chave:
Projeto de Vida, Percurso de Escolarização, Transição Ensino Fundamental e Ensino MédioResumo
O projeto de vida é parte fundamental do percurso de escolarização dos jovens em sua passagem pela escola. A construção, a configuração e a implantação de projetos didático-pedagógicos pelas redes de ensino possuem relações com diferentes dimensões do papel da Educação Básica na sociedade. A partir dessa relação entre a diversidade e a complexidade dos jovens e o papel da escola na sociedade, propõe-se um estudo sobre a aproximação, dialogia, continuidade e implantação de estratégias didático-pedagógicas entre o Ensino Fundamental, em seus anos finais, e o Ensino Médio. A partir da realidade escolar do Distrito Federal, compreende-se ser possível colocar em evidência elementos como construção curricular, planejamento educacional, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, inserção de competências socioemocionais, incentivo ao aumento de aprendizagens significativas aos estudantes e, principalmente, a promoção de um acompanhamento cognitivo, técnico-profissional e socioemocional dos estudantes da Educação Básica, como um processo contínuo atinente à formação e atuação profissional docente.
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