CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2395

Palavras-chave:

Abordagem pedagógica freireana, Percepções de bom professor, Exercício profissional docente

Resumo

O artigo apresenta as concepções de licenciandos em pedagogia e em letras sobre o “bom professor” e propõe interlocuções com os ideais freireanos presentes na obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. O objetivo foi compreender como essas concepções dialogam com as propostas apresentadas por Freire (1996). O percurso metodológico se caracterizou por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio da utilização da ferramenta Google Forms. Vinte estudantes de uma universidade pública da Bahia participaram da pesquisa. A análise dos dados possibilitou o destaque de cinco categorias: a) professor humano; b) professor que sabe ensinar o conteúdo; c) professor compreensivo/ que entende as dificuldades dos/das estudantes; d) professor que ensina e aprende; e) professor que ama o que faz. Os resultados apontaram que embora os participantes tenham caracterizado o “bom professor” como um profissional que valorize o diálogo, o respeito e as boas relações, há que se considerar que esta caracterização não se configura como acabada, devido à complexidade do que o “ser professor” representa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UNIFESP; Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR/UNIFESP) e do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB); Bolsista CAPES.

Germinio José da Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Esp. em Gestão de Pessoas e Administração Mercadológica; Bel. em Administraçã e Ldo. em Letras Modernas: Português/Inglês.  Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UESB, Vitoria da Conquista, Bahia, Brasil; Lider do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB).

Referências

AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. M. de C. Procedimentos de análise de dados. In: AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 301-354.

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 14. ed. Petrópolis, Vozes, 2000.

CASTRO NETA, A. A. de; MOURA, J. da S.; CARDOSO, B. L. C.; NUNES, C. P. Contextos da precarização docente na educação brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020037, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1261. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1261. Acesso em: 19 maio 2023.

CUNHA, A. C. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista, v. 11, n. 2, 2010.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 2013.

FERNANDES, E. Perfil psicossociológico e analítico do professor humanista. Revista da Universidade de Aveiro, Aveiro, p. 35-62, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARTÍNEZ, A. C. ¿Cómo es el buen profesor universitario según el alumnado? Revista Española de Pedagogía. Año 68, nº 246, 2010. p. 223-242.

MINAYO, M. C.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011.

MOTA, J. da S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 12, 2019. p. 371-373.

NEMSER, S. F. Learning to teach. In: SHULMAN, L.; SYKES, G.; LED, I. Handbook of Teaching and policy. New York: Longman, 1983. p. 25-39.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Lisboa, 2009.

NUNES, C. P. Formación y trabajo docente: cuestiones contemporáneas. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 19-32, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID917. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/917. Acesso em: 19 maio 2023.

OLIVEIRA, E. S. de. Representações sociais sobre a docência superior nos cursos de pedagogia da UESB: saberes e dimensões. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 125f, 2021.

OLIVEIRA, E. S. de; BARRETO, D. A. B. A dimensão da socialização profissional dos saberes docentes: experiências significativas para a docência. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 1-15, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i6.8854. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8854. Acesso em: 27 mar. 2022.

SAUL, A. M. Uma prática docente inspirada no “jeito de ser docente” de Paulo Freire. Rizoma Freireano, n. 12, p. 4, 2012.

SAUL, A. M.; SAUL, A. Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana: a experiência na cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Interritórios, v. 2, n. 2, 2016.

SILVA, D. O. V. da; BRITO, V. L. F. de; NUNES, C. P. Refletindo sobre as condições de trabalho e saúde de docente no sudoeste da Bahia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 02, e12222, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12222. Acesso em: 15 de dez. 2023.

SILVA JUNIOR, G. J. da. BARRETO, D. A. B. Talking about human formation at the interface with identity and difference. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n.1, e12781, p. 1—6, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/13060. Acesso em: 20 de jun. 2022.

SILVA JUNIOR, G. J. da. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, v.2, n.2, p. 1—17. 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973. Acesso em: 15 de ago. 2022.

SILVA JUNIOR, G. J. da. Ensino de inglês em franquias: um olhar educacional sobre os dados, informações e conhecimentos advindos de outra área de conhecimento. VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Gepraxis), Vitória da Conquista-BA, v.8, n.10. 2021b. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/issue/archive. Acesso em: 15 de ago. 2021.

SILVA JUNIOR, G. J. da. Formação Inicial e as suas implicações na profissão docente: Representações Sociais de professores de língua inglesa e as interconexões com a profissionalização. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 196. 2023. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2023/05/GERMINIO_JOSE_DA_SILVA_JUNIOR_2023_FORMACAO_INICIAL.pdf . Acesso em: 19 de maio 2023.

SILVA JUNIOR, G. J. da. O trabalhador de aplicativo de mobilidade urbana sob demanda: recrutamento, seleção e decisão. Revista de Administração Unimep (RAU), v.19, n.2, p. 187—203, 2021c. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1826. Acesso em: 15 de ago. 2022.

SILVA JUNIOR, G. J. da. Qualidade percebida em serviços educacionais franqueados de língua inglesa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, e022080, jan./dec. 2022. e-ISSN: 1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16776. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16776. Acesso em: 28 dez. 2022.

VENTURA, M. C. A. A. et al. O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 5, p. 95-102, 2011.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. de .; SILVA JUNIOR, G. J. da; BARRETO, D. A. B. CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023055, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2395. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2395. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos