CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2395

Palavras-chave:

Abordagem pedagógica freireana, Percepções de bom professor, Exercício profissional docente

Resumo

O artigo apresenta as concepções de licenciandos em pedagogia e em letras sobre o “bom professor” e propõe interlocuções com os ideais freireanos presentes na obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. O objetivo foi compreender como essas concepções dialogam com as propostas apresentadas por Freire (1996). O percurso metodológico se caracterizou por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio da utilização da ferramenta Google Forms. Vinte estudantes de uma universidade pública da Bahia participaram da pesquisa. A análise dos dados possibilitou o destaque de cinco categorias: a) professor humano; b) professor que sabe ensinar o conteúdo; c) professor compreensivo/ que entende as dificuldades dos/das estudantes; d) professor que ensina e aprende; e) professor que ama o que faz. Os resultados apontaram que embora os participantes tenham caracterizado o “bom professor” como um profissional que valorize o diálogo, o respeito e as boas relações, há que se considerar que esta caracterização não se configura como acabada, devido à complexidade do que o “ser professor” representa.

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Biografia do Autor

Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UNIFESP; Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia, Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR/UNIFESP) e do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB); Bolsista CAPES.

Germinio José da Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Esp. em Gestão de Pessoas e Administração Mercadológica; Bel. em Administraçã e Ldo. em Letras Modernas: Português/Inglês.  Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UESB, Vitoria da Conquista, Bahia, Brasil; Lider do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB).

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. de .; SILVA JUNIOR, G. J. da; BARRETO, D. A. B. CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023055, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2395. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2395. Acesso em: 16 maio. 2024.

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Artigos