LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433Palavras-chave:
Letramento, Profissional Docente, Autoria Profissional Docente, Formação ContinuadaResumo
Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição do letramento e da autoria docentes, a partir da mobilização do saber-fazer de uma professora do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, partiu-se da seguinte questão: em que medida o letramento e a autoria profissionais docentes são constituídos em formação continuada e são mobilizados no contexto da sala de aula? Para chegar às respostas, observou-se a professora, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em contexto de formação continuada específica sobre as práticas de linguagem (oralidade, leitura e escrita), ocorridas no bojo do Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA); e no período de fevereiro a março de 2022 em sua sala de aula. A abordagem dos Estudos de Letramento (Street, 2013; 2014; Kleiman, 2005; Freire, 2017; Nóvoa, 2009) e a perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2011 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]) compõem o arcabouço teórico-metodológico do estudo. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e de autoria a partir das categorias: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011[1979]) e concepções do saber (Tardif, 2014). Os resultados indicaram que o letramento e a autoria da docente são constituídos na formação continuada, repercutindo na sala de aula em: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011 [1979]); consideração do outro-aluno (Bakhtin, 2011 [1979]); assunção da teoria e prática (Freire, 2017); consciência do inacabamento (Freire, 2017); atitude ativa participante; consciência do agir docente; refração da identidade cultural e da aula e intersecção de saberes – culturais e científicos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3. ed. São Carlos: Pedro&João Editores, 2020 [1920-1924].
FARACO, C. A. Autor e autoria. In.: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 37-60.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.
MAGALHÃES, K. C. de; AZEVEDO, C. S. S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan.-abr., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010 132622015000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: setembro de 2021.
NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre/2009. (p. 203-218).
OHUSCHI, M. C. G.; BARRETO, M. S.
Dificuldades de aprendizagem em atividades de leitura no ensino fundamental In: Língua, literatura e ensino.1 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v.1, p. 121-150.
SILVA, A. B. O açaí e o Buriti. In.: BARBOSA, C.; SILVA, A. B. Fábulas e Apólogos da Amazônia. 3 ed. Manaus: Editora Valter, 2021.
SOARES, M. Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOBRAL. A. U. Ato/atividade e evento. In.: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 37-60.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
STREET, B. V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: junho de 2022.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2018 [1929].
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Missilene Silva Barreto, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).