LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433

Palavras-chave:

Letramento, Profissional Docente, Autoria Profissional Docente, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição do letramento e da autoria docentes, a partir da mobilização do saber-fazer de uma professora do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, partiu-se da seguinte questão: em que medida o letramento e a autoria profissionais docentes são constituídos em formação continuada e são mobilizados no contexto da sala de aula? Para chegar às respostas, observou-se a professora, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em contexto de formação continuada específica sobre as práticas de linguagem (oralidade, leitura e escrita), ocorridas no bojo do Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA); e no período de fevereiro a março de 2022 em sua sala de aula. A abordagem dos Estudos de Letramento (Street, 2013; 2014; Kleiman, 2005; Freire, 2017; Nóvoa, 2009) e a perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2011 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]) compõem o arcabouço teórico-metodológico do estudo. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e de autoria a partir das categorias: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011[1979]) e concepções do saber (Tardif, 2014). Os resultados indicaram que o letramento e a autoria da docente são constituídos na formação continuada, repercutindo na sala de aula em: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011 [1979]); consideração do outro-aluno (Bakhtin, 2011 [1979]); assunção da teoria e prática (Freire, 2017); consciência do inacabamento (Freire, 2017); atitude ativa participante; consciência do agir docente; refração da identidade cultural e da aula e intersecção de saberes – culturais e científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Missilene Silva Barreto, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos Linguísticos (PPGL/UFPA). Professora formadora no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR/SEDUC/PA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização, Letramentos, Práticas e Linguagens Docentes na Amazônia (UFPA/CNPq) e do Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Professora-Adjunto IV da UFPA (Belém). Docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). É líder do Grupo de estudo e pesquisa Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia (UFPA/CNPq) e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3. ed. São Carlos: Pedro&João Editores, 2020 [1920-1924].

FARACO, C. A. Autor e autoria. In.: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 37-60.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.

MAGALHÃES, K. C. de; AZEVEDO, C. S. S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan.-abr., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010 132622015000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: setembro de 2021.

NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre/2009. (p. 203-218).

OHUSCHI, M. C. G.; BARRETO, M. S.

Dificuldades de aprendizagem em atividades de leitura no ensino fundamental In: Língua, literatura e ensino.1 ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v.1, p. 121-150.

SILVA, A. B. O açaí e o Buriti. In.: BARBOSA, C.; SILVA, A. B. Fábulas e Apólogos da Amazônia. 3 ed. Manaus: Editora Valter, 2021.

SOARES, M. Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOBRAL. A. U. Ato/atividade e evento. In.: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 37-60.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

STREET, B. V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: junho de 2022.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2018 [1929].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

SILVA BARRETO, M.; FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES, I. C. . LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023060, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2433. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2433. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos