LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433

Palavras-chave:

Letramento, Profissional Docente, Autoria Profissional Docente, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição do letramento e da autoria docentes, a partir da mobilização do saber-fazer de uma professora do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, partiu-se da seguinte questão: em que medida o letramento e a autoria profissionais docentes são constituídos em formação continuada e são mobilizados no contexto da sala de aula? Para chegar às respostas, observou-se a professora, no período de setembro de 2020 a abril de 2022, em contexto de formação continuada específica sobre as práticas de linguagem (oralidade, leitura e escrita), ocorridas no bojo do Projeto de Pesquisa Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na formação docente (IEMCI/UFPA); e no período de fevereiro a março de 2022 em sua sala de aula. A abordagem dos Estudos de Letramento (Street, 2013; 2014; Kleiman, 2005; Freire, 2017; Nóvoa, 2009) e a perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2011 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]) compõem o arcabouço teórico-metodológico do estudo. Como critérios para a análise, balizamos os conceitos de letramento e de autoria a partir das categorias: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011[1979]) e concepções do saber (Tardif, 2014). Os resultados indicaram que o letramento e a autoria da docente são constituídos na formação continuada, repercutindo na sala de aula em: responsabilidade ética (Bakhtin, 2011 [1979]); consideração do outro-aluno (Bakhtin, 2011 [1979]); assunção da teoria e prática (Freire, 2017); consciência do inacabamento (Freire, 2017); atitude ativa participante; consciência do agir docente; refração da identidade cultural e da aula e intersecção de saberes – culturais e científicos.

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Biografia do Autor

Missilene Silva Barreto, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos Linguísticos (PPGL/UFPA). Professora formadora no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR/SEDUC/PA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização, Letramentos, Práticas e Linguagens Docentes na Amazônia (UFPA/CNPq) e do Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA). Estágio Pós-doutoral em Antropologia (PPGA/UFPA). Professora-Adjunto IV da UFPA (Belém). Docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). É líder do Grupo de estudo e pesquisa Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia (UFPA/CNPq) e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Práticas decoloniais na formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autorias (IEMCI/UFPA). Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

SILVA BARRETO, M.; FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES, I. C. . LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023060, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2433. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2433. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos