ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2512Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Abordagem Qualitativa, DissertaçõesResumo
Adentrar nos meandros da pesquisa educacional, compreender padrões em seus pressupostos metodológicos, suas características procedimentais mais recorrentes, precisamente, como se obtém os dados que sustentam a investigação na área é baliza do presente estudo. O foco da pesquisa centrou-se nas produções de mestrado dos anos de 2013 a 2018 de um programa de pós-graduação em educação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 7 (sete). Como problema da pesquisa questionou-se como as dissertações de mestrado, com abordagem qualitativa, de um programa de pós-graduação em educação conceito 7, explanam sua metodologia e técnicas para coleta de dados. A partir de uma pesquisa documental realizada na Plataforma Sucupira, com o recorte temporal delimitado, identificamos 98 dissertações, sendo 96 caracterizadas como qualitativa, 01 quantitativa e 01 mista. Desse modo, o presente artigo objetiva identificar os padrões metodológicos para área de educação em dissertações no período de 2013 a 2018, de um programa de pós-graduação em educação conceito 7. Constatou-se ampla predominância da abordagem qualitativa nas pesquisas educacionais. Percebeu-se também que em relação ao método, o Estudo de Caso, a Pesquisa Documental e a História Oral têm significativa frequência sobre as demais e no que concerne às técnicas para coleta de dados, a entrevista se sobressai. Por fim, verificou-se, ainda a falta de definição do método de investigação em um número significativo de dissertações.
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