ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2512

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Abordagem Qualitativa, Dissertações

Resumo

Adentrar nos meandros da pesquisa educacional, compreender padrões em seus pressupostos metodológicos, suas características procedimentais mais recorrentes, precisamente, como se obtém os dados que sustentam a investigação na área é baliza do presente estudo. O foco da pesquisa centrou-se nas produções de mestrado dos anos de 2013 a 2018 de um programa de pós-graduação em educação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 7 (sete).  Como problema da pesquisa questionou-se como as dissertações de mestrado, com abordagem qualitativa, de um programa de pós-graduação em educação conceito 7, explanam sua metodologia e técnicas para coleta de dados. A partir de uma pesquisa documental realizada na Plataforma Sucupira, com o recorte temporal delimitado, identificamos 98 dissertações, sendo 96 caracterizadas como qualitativa, 01 quantitativa e 01 mista. Desse modo, o presente artigo objetiva identificar os padrões metodológicos para área de educação em dissertações no período de 2013 a 2018, de um programa de pós-graduação em educação conceito 7. Constatou-se ampla predominância da abordagem qualitativa nas pesquisas educacionais. Percebeu-se também que em relação ao método, o Estudo de Caso, a Pesquisa Documental e a História Oral têm significativa frequência sobre as demais e no que concerne às técnicas para coleta de dados, a entrevista se sobressai. Por fim, verificou-se, ainda a falta de definição do método de investigação em um número significativo de dissertações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor adjunto da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC-UECE). Membro do Grupo de pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Caucaia). Professora efetiva da Rede Municipal de Guaiúba. Membro do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p.15-23, fev. 1996. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810/820. Acesso em: 06 maio 2019.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Série Prática Pedagógica).

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: questões de teoria e método. Revista Educação e tecnologia, Belo Horizonte, v.10, a. 1, p. 29-35, Jan./jun., 2005.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. A Jovem Pesquisa Educacional Brasileira. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.11-24, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3133/3046. Acesso em: 16 jun. 2019.

BIANCHETTI, L.; FÁVERO, Os. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 30, p. 03-06, Dec. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2019.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. .. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

FERREIRA, C. A. L. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa: Perspectivas Para O Campo Da Educação. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 113-121, dez. 2015. ISSN 1983-7801. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424. Acesso em: 26 jul. 2019.

GATTI, B. A. A. pesquisa em educação: pontuando algumas questões metodológicas. Nas Redes da Educação: revista eletrônica do LITE/FE/Unicamp, Campinas, outubro 2003. Disponível em http://www.lite.fae.unicamp.br/revista/gatti.html. Acesso em: 13 jul. 2019.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Apr. 1995.

GUBA, E. G. The alternative paradigm dialog. In GUBA, E. G. (org.) The paradigm dialog, Londres: Sage, 1990.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2ª Ed. São Paulo: E.P.U., 1986.

MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. A Questão do Método e da Metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 669-693, maio/ago. 2012.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34ª edição. Petrópolis: RJ. Vozes, 2015.

MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T.A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Editora Plano, 2002, 108p.

POUPART, J; et al. Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

SAMPIERI, H.; COLLADO, F.; LUCIO, B. Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças. In: SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández.; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Amgh, 2013. cap. 1. p. 28-48.

SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, 2009.

SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L. et al (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 3 ed. Florianópolis: UFSC, 2012, p. 148-176.

SEVERINO, A. J. A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro, 2006. p. 51-74.

VENTORIM, S. A Formação do professor pesquisador na produção científica dos encontros de Didática e Prática de Ensino: 1994-2000. 2005. 345 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-85EPZ5/1/silvana_ventorim.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educ. rev., Curitiba, n. 65, p. 149-166, Sept. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00149.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

CONDE, I. B.; CARVALHO, S. O. C. . ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023065, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2512. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2512. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos