BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106Palavras-chave:
Análise Textual Discursiva, Biomas, CienciometriaResumo
A Biodiversidade brasileira está distribuída em seis Biomas, que em maior ou menor grau vem sofrendo os impactos ambientais, relacionados principalmente ao agronegócio. Diante deste cenário, a educação ambiental poderia ser uma das ferramentas para o enfrentamento desta degradação ambiental. Porém, o que se observa é que não há uma sintonia entre o ensino superior e a educação básica, principalmente no que se refere a processo de intervenção pedagógica, ou seja, a educação básica acaba sendo usada apenas como espaço para coleta de dados e de críticas ao processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o cenário de publicações acadêmicas, com foco nos registros das fragilidades e potencialidades sobre o ensino e a aprendizagem do tema Biomas Brasileiros. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no primeiro semestre de 2021 a partir da Cienciometria e as informações sobre as fragilidades do processo de ensino e aprendizagem, categorizados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados pode-se inferir que os biomas mais pesquisados são os Biomas Caatinga e Pampa, com foco na biodiversidade geral, objetivando o apontamento de fragilidades no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática biomas. As conclusões dos referidos documentos apontam que as fragilidades estão alicerçadas na aprendizagem dos alunos, na metodologia e na formação dos professores, com poucos registros sobre o papel das universidades, enquanto espaço de formação continuada e de oferta de pesquisas que promovam a formação dos atores envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Metodologia de ensino: primeiras aproximações. Educar em Revista, Curitiba, n. 13, p. 93-100, dez. 1997. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.174>. Acesso em: 20 jul. 2021.
BORSSOI, Lurdes Berenice; MORAES, Denise Rosana da Silva; BORTOLINI, Rosane Wandscheer. A função da universidade e a formação continuada de professores: pesquisa e emancipação. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17548_9589.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL. LDB. Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm>. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Brasília, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 jul. 2021.
AWBRIGHENTI, Josiane; BIAVATTI, Vania Tanira; DE SOUZA, Taciana Rodrigues. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 281-304, set. 2015. DOI: <http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p281>.
CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi. O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana/RS. Santa Maria: UFSM, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Em Ciências), Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/18612>. Acesso em: 21 jul. 2021.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: <http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/201>. Acesso em: 01 de julho de 2021.
COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda; SOUZA, Gustavo Henrique Silva de; ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig Ubert; PIMENTEL, Mariano. (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC,
, p. 1-27.
COUTINHO, Renato Xavier; FOLMER, Vanderlei; PUNTEL, Robson Luiz. Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 765-783, 2014. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300016>.
DE SOUZA, Débora Velasque; DINARDI, Ailton Jesus; PEREIRA, Karina Braccini. Bioma Pampa: compreensões prévias de alunos do Ensino Fundamental de duas escolas com diferente perfil socioambiental de Alegrete-RS. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 10, n. 3, p. 440-455, 2020. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/3957/2823>. Acesso em: 21 jul. 2021.
FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa Munford. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158-171, abr. 2018. DOI: <https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. edição. São Paulo, Atlas, 2017.
COSTA, Davi Theodoro; VAZ, Jackson Salles; LOPES, Jaime Sergio Frajuca; GOTARDI, Amanda. Grandes impactos ambientais no mundo. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade, v.1, n.1, p. 56-76, 2012. Disponível em: <https://www.cadernosuninter.com/index.php/meioAmbiente/article/view/318>. Acesso em: 21 jul. 2021.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Afinidades eletivas entre a cientometria e os estudos sociais da ciência. Filosofia e Educação, São Carlos, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2013. DOI: <https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635395>.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Extensão territorial dos biomas brasileiros. Brasil, 2004. Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html>. Acesso em: 21 jul. 2021.
LUDKE, Menga; DA CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de Educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/MqGGF9R9dLmQVz36Y5VYRdr/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 09 jul. 2021.
MOIMAZ, Mirela Ramos; VESTENA, Carla Luciane Blum. Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 12, n. 2, p. 67–78, 2017. DOI: <https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2225>.
MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Güntzel; GALIAZZI, Maria do Carmo. O processo de fazer ciência para a reconstrução do conhecimento em Química: a linguagem na sala de aula como pesquisa. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/30ra/Workshop%20PUC%20URG.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
NÉRICI, Imideo Giuseppe. Didática geral dinâmica. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1987.
PARRA, Maurício Rodrigues; COUTINHO, Renato Xavier; Edward Frederico Pessano. Um breve olhar sobre a Ciênciometria: Origem, Evolução, Tendências e sua Contribuição para o Ensino de Ciências. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 107, p. 126–141, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7267>. Acesso em: 05 jun. 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ciências da Natureza. Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico. v.1. Porto Alegre, 2018. Disponível em: <http://portal.educacao.rs.gov.br/Main>. Acesso em 24 mai. 2021.
URSI, Suzana; BARBOSA, Pércia Paiva; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 07-24, 2018. DOI: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Débora Velasque de Souza, Fernando Icaro Jorge Cunha, Ailton Jesus Dinardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).