BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Biomas, Cienciometria

Resumo

A Biodiversidade brasileira está distribuída em seis Biomas, que em maior ou menor grau vem sofrendo os impactos ambientais, relacionados principalmente ao agronegócio. Diante deste cenário, a educação ambiental poderia ser uma das ferramentas para o enfrentamento desta degradação ambiental. Porém, o que se observa é que não há uma sintonia entre o ensino superior e a educação básica, principalmente no que se refere a processo de intervenção pedagógica, ou seja, a educação básica acaba sendo usada apenas como espaço para coleta de dados e de críticas ao processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o cenário de publicações acadêmicas, com foco nos registros das fragilidades e potencialidades sobre o ensino e a aprendizagem do tema Biomas Brasileiros. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no primeiro semestre de 2021 a partir da Cienciometria e as informações sobre as fragilidades do processo de ensino e aprendizagem, categorizados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados pode-se inferir que os biomas mais pesquisados são os Biomas Caatinga e Pampa, com foco na biodiversidade geral, objetivando o apontamento de fragilidades no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática biomas. As conclusões dos referidos documentos apontam que as fragilidades estão alicerçadas na aprendizagem dos alunos, na metodologia e na formação dos professores, com poucos registros sobre o papel das universidades, enquanto espaço de formação continuada e de oferta de pesquisas que promovam a formação dos atores envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Débora Velasque de Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil, Membro do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciomentria e Ensino de Ciências.  

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciomentria e Ensino de Ciências. 

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Ciências, Docente adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciomentria e Ensino de Ciências. 

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Publicado

2023-01-26

Como Citar

DE SOUZA, D. V. .; CUNHA, F. I. J.; DINARDI, A. J. BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023015, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2106. Acesso em: 1 jul. 2024.

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Artigos