A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2523Palavras-chave:
Escola, Família, AprendizagemResumo
A Família e escola precisam trabalhar juntas para promover um melhor desempenho dos alunos. Objetivou-se com este estudo propiciar uma reflexão crítica sobre a importância da interação escola-família no processo de ensino aprendizagem. Foi realizado um estudo prático-reflexivo sobre a promoção da aprendizagem significativa, proporcionando melhoria no desempenho dos alunos a partir da maior participação da família na escola. O estudo foi organizado em três partes: primeiramente abordamos as principais visões dos pesquisadores sobre a ação da família na escola. Seguida pela reflexão sobre as principais limitações encontradas pelos alunos e professores, associadas a participação da família na escola. Para finalizar, apresentamos os dispositivos de acompanhamento, avaliação e mencionamos as expectativas e os possíveis empecilhos, de forma a colaborar com as ponderações sobre o papel da família na transformação da qualidade do ensino, além de indicar possíveis soluções por meio de ações a serem realizadas através da parceria escola-família-comunidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. B. de. Paidéia: Educação, processo de vida. - a Vivência - Livro II. Ed. Scortecci, 1998. 369p.
BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério de Educação e Cultura. Diário Oficial da União, 1996.
BRONFENBRENNER, U. Strengthening family systems. In: ZIGLER, F. e FRANK, M. (1998) Eds. The parental leave crisis: Toward a national policy. New Haven, CT: Yale University Press, p. 143-160.
DI SANTO, J. M. R. Família e escola: uma relação de ajuda. Centro de Referência Educacional. Palestra. 2006. Disponível em: https://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/liberato/psicologia/A%20PARTICIPACAO%20DA%20FAMILIA.htm.html. Acesso em: 02 ago. 2023.
DIOGO, J. Cultura da escola e Interação com a família. Petrópolis: Vozes 1995.
FONSECA, C. Mãe é uma só? Reflexões em torno de alguns casos brasileiros. Psicologia. USP v.13 n.2, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/fxQjKZ6byk9xVz5BHsN7Ntg/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2023.
GABRIEL, C. T. Escola e Cultura. Uma articulação inevitável e conflituosa. Petrópolis: Vozes. 2000.
GERVILLA, A. Familia y educación familiar: conceptos, clave, situación actual y valores. Madrid: Narcea. p.208, 2009.
JUNGES, L. A. S. A relação família-escola sob a perspectiva do professor de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/130502/000975151.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 set. 2023.
LIBANEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, Para quê? São Paulo: Cortez. 2000.
MARTINS, J. do P. Princípios e método de orientação Educacional. São Paulo: Campus. 2004.
NÓVOA, A. “Professor se forma na escola”. Revista Nova Escola. Formação. Edição 142, 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevistaformacao-antonio-novoa. Acesso em: 24 jul. 2023.
OLIVEIRA, S. O uso pedagógico do jogo de tabuleiro. In: Piccolo, P. T.; Carvalho, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação. São Paulo: Devir, 2022, p.101-111.
PARO, V. H. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
PARREIRA, V. L. C.; MARTURANO, E. M. Como ajudar seu filho na escola. Embu - SP: Editora Ave-Maria, 1999. p. 28.
PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no ofício de Professor: profissionalização e Razão Pedagógica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232p.
POLITY, E. Dificuldade de Aprendizagem e Família - Construindo Novas Narrativas. Editora: Vetor Editora Psico-Pedagogica Ltda.; 1ª edição, p. 168, 2001.
QUAST, K. O que está em jogo quando jogamos? In: PICCOLO, P. T.; CARVALHO, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação, São Paulo: Devir, 2022. p.54-64.
REIS, M. P. I. F. C. P. dos. A relação entre pais e professores: uma relação de proximidade para uma escola de sucesso. (Doutorado em Educação Infantil e Familiar Investigação e Intervenção Psicopedagógica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Infantil e Familiar Investigação e Intervenção Psicopedagógica, Universidade de Málaga, Espanha, 2008. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2238/1/PAULA.COLARES.Relacao.Pais.Professores.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.
TOSCANO, M. Introdução à sociologia educacional. 3. ed. Petrópolis: Ed. Vozes,1984. p.210.
VILLAS-BOAS, M. A. A relação escola-família-comunidade inserida na problemática da formação de professores. Palestra. In: Modelos e Práticas de Formação inicial de professores. Universidade de Lisboa. Lisboa (2001). Disponível em: https://silo.tips/download/a-relaao-escola-familia-comunidade-inserida-na-problematica-da-formaao-de-profes#. Acesso em: 24 ago. 2023.
VITIELO, P. Adesão e resistência na experiência do jogar educativo, p.50-53. In: PICCOLO, P. T.; CARVALHO, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação, São Paulo: Devir, 2022. p.50-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonia Kecya França Moita Costa, Iza Maria Coelho Moita, Leonardo Emanuel de Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).