A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2523

Palavras-chave:

Escola, Família, Aprendizagem

Resumo

A Família e escola precisam trabalhar juntas para promover um melhor desempenho dos alunos. Objetivou-se com este estudo propiciar uma reflexão crítica sobre a importância da interação escola-família no processo de ensino aprendizagem. Foi realizado um estudo prático-reflexivo sobre a promoção da aprendizagem significativa, proporcionando melhoria no desempenho dos alunos a partir da maior participação da família na escola. O estudo foi organizado em três partes: primeiramente abordamos as principais visões dos pesquisadores sobre a ação da família na escola. Seguida pela reflexão sobre as principais limitações encontradas pelos alunos e professores, associadas a participação da família na escola. Para finalizar, apresentamos os dispositivos de acompanhamento, avaliação e mencionamos as expectativas e os possíveis empecilhos, de forma a colaborar com as ponderações sobre o papel da família na transformação da qualidade do ensino, além de indicar possíveis soluções por meio de ações a serem realizadas através da parceria escola-família-comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Kecya França Moita Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado e mestrado em Genética e Melhoramento. Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Professora Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Iza Maria Coelho Moita, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Especialista em Literatura-UFC e Em Educação-UFJF. Graduada em Letras-Português/Literatura e Italiano /Literatura (UFC). Professora lotada na Secretaria de Educação do Estado do Ceará na Coordenadoria de Planejamento da Rede Escolar -COESC, na CEPOR.

Leonardo Emanuel de Oliveira Costa, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutorado e pós-doutorado em Microbiologia Agrícola. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Coordenador do STAND NERD e do Coletivo Nerd Stanley Lieber.

Referências

ARAÚJO, P. B. de. Paidéia: Educação, processo de vida. - a Vivência - Livro II. Ed. Scortecci, 1998. 369p.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério de Educação e Cultura. Diário Oficial da União, 1996.

BRONFENBRENNER, U. Strengthening family systems. In: ZIGLER, F. e FRANK, M. (1998) Eds. The parental leave crisis: Toward a national policy. New Haven, CT: Yale University Press, p. 143-160.

DI SANTO, J. M. R. Família e escola: uma relação de ajuda. Centro de Referência Educacional. Palestra. 2006. Disponível em: https://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/liberato/psicologia/A%20PARTICIPACAO%20DA%20FAMILIA.htm.html. Acesso em: 02 ago. 2023.

DIOGO, J. Cultura da escola e Interação com a família. Petrópolis: Vozes 1995.

FONSECA, C. Mãe é uma só? Reflexões em torno de alguns casos brasileiros. Psicologia. USP v.13 n.2, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/fxQjKZ6byk9xVz5BHsN7Ntg/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2023.

GABRIEL, C. T. Escola e Cultura. Uma articulação inevitável e conflituosa. Petrópolis: Vozes. 2000.

GERVILLA, A. Familia y educación familiar: conceptos, clave, situación actual y valores. Madrid: Narcea. p.208, 2009.

JUNGES, L. A. S. A relação família-escola sob a perspectiva do professor de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/130502/000975151.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 set. 2023.

LIBANEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, Para quê? São Paulo: Cortez. 2000.

MARTINS, J. do P. Princípios e método de orientação Educacional. São Paulo: Campus. 2004.

NÓVOA, A. “Professor se forma na escola”. Revista Nova Escola. Formação. Edição 142, 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevistaformacao-antonio-novoa. Acesso em: 24 jul. 2023.

OLIVEIRA, S. O uso pedagógico do jogo de tabuleiro. In: Piccolo, P. T.; Carvalho, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação. São Paulo: Devir, 2022, p.101-111.

PARO, V. H. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

PARREIRA, V. L. C.; MARTURANO, E. M. Como ajudar seu filho na escola. Embu - SP: Editora Ave-Maria, 1999. p. 28.

PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no ofício de Professor: profissionalização e Razão Pedagógica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232p.

POLITY, E. Dificuldade de Aprendizagem e Família - Construindo Novas Narrativas. Editora:‎ Vetor Editora Psico-Pedagogica Ltda.; 1ª edição, p. 168, 2001.

QUAST, K. O que está em jogo quando jogamos? In: PICCOLO, P. T.; CARVALHO, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação, São Paulo: Devir, 2022. p.54-64.

REIS, M. P. I. F. C. P. dos. A relação entre pais e professores: uma relação de proximidade para uma escola de sucesso. (Doutorado em Educação Infantil e Familiar Investigação e Intervenção Psicopedagógica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Infantil e Familiar Investigação e Intervenção Psicopedagógica, Universidade de Málaga, Espanha, 2008. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2238/1/PAULA.COLARES.Relacao.Pais.Professores.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

TOSCANO, M. Introdução à sociologia educacional. 3. ed. Petrópolis: Ed. Vozes,1984. p.210.

VILLAS-BOAS, M. A. A relação escola-família-comunidade inserida na problemática da formação de professores. Palestra. In: Modelos e Práticas de Formação inicial de professores. Universidade de Lisboa. Lisboa (2001). Disponível em: https://silo.tips/download/a-relaao-escola-familia-comunidade-inserida-na-problematica-da-formaao-de-profes#. Acesso em: 24 ago. 2023.

VITIELO, P. Adesão e resistência na experiência do jogar educativo, p.50-53. In: PICCOLO, P. T.; CARVALHO, A. V. (Org), Jogos de Tabuleiro na Educação, São Paulo: Devir, 2022. p.50-53.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

COSTA, A. K. F. M.; MOITA, I. M. C.; COSTA, L. E. de O. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023075, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2523. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2523. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos