TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129Palavras-chave:
Tecnologia. Educação. Políticas Públicas.Resumo
O presente artigo aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, problematizando como a tecnologia tem sido entendida no meio científico e utilizada no campo da política pública brasileira. A Investigação foi desenvolvida em dois movimentos, o primeiro com mapeamento das publicações em uma perspectiva global e o segundo na caracterização das meta e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula da Educação Básica no Brasil. Nas análises, adotou-se a concepção da Teoria Crítica da Tecnologia desenvolvida por Andrew Feenberg e investigou-se as diferentes tipologias das tecnologias aplicadas. Os documentos oficiais da política pública de Educação Básica no Brasil, definidores das metas e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula, foram analisados para a definição das tipologias das tecnologias aplicadas. Na abordagem metodológica empregou-se o procedimento de método misto, quantitativo e qualitativo. Utilizou-se a bibliometria para selecionar artigos de pesquisas científicas, distinguindo-os por grau de relevância na constituição do corpus. Empregou-se a análise de conteúdo das obras do corpus. Os resultados convergem na perspectiva dos possíveis efeitos sobre a democratização da educação decorrentes do processo de integração das tecnologias às salas de aula, no ensino público. Assim, o estudo incorpora a discussão do processo de integração de tecnologias, em curso, na Educação Básica no Brasil.
Downloads
Referências
BARDIN, L. ANÁLISE DE CONTEÚDO. 1. ed. São Paulo: 70, 2016.
BARRETO, R. G. Tecnologias e sentidos. Instrumento, v. 20, n. 1, p. 29–36, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6HmDSHGqC5VC3RSNtYWZmWS/ ?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2022.
BENITE, A. M. C. Considerações sobre o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético na pesquisa educacional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 50, p. 1–15, 2019. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/3024Benite.pdf. Acesso em: 05 jul. 2022.
BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. The use of digital technologies in the education of the 21st. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 205–214, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/ iberoamericana/issue/download/705/226. Acesso em: 02 set. 2022.
BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da Tecnologia Social. In: FBB. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: FBB, 2004. 15-64 p.
BURRELL, Q. L. The 80/20 rule: Library lore or statistical law? Journal of Documentation, v. 41, n. 1, p. 24, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov /?id=EJ324098. Acesso em: 05 mar. 2022.
CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: UMA REVISÃO TEÓRICA. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11–23, 2017. Disponível em: https:// periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/34615/pdf/ Acesso em: 12 jun. 2022.
DAGNINO, R. P.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da Tecnologia Social. In: FBB. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: FBB, 2004. 15-64 p.
FEENBERG, A. Teoria Crítica da tecnologia: um panorama. 2005. Texto originalmente publicado em Tailor-Made BioTechnologies, v. 1, n. 1, abr./mai., 2005. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/coletanea.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
FREITAS, C. . G.; SEGATTO, A. P. Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia. CADERNOS EMAPE.BR, v. 12, p. 302–320, 2015. Disponível em: https:// bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/7420. Acesso em: 23 abr. 2022.
GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: Uma Ferramenta Estatística Para a Gestão Da Informação E Do Conhecimento, Em Sistemas De Informação, De Comunicação E De. CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, p. 1–18, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/ article/view/5695. Acesso em: 23 abr. 2022.
KROEFF, M. S. et al. Análise de citações dos artigos publicados em periódicos da área da Ciência da Informação que versam sobre gestão da informação. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 1, p. 41–65, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/301. Acesso em: 21 mai. 2022.
LYCARIÃO, D.; MARQUES, P. Análise de conteúdo categorial : manual de aplicação. 1. ed. Brasília: Enap, 2021. Disponível em: https://repositorio. enap.gov.br/bitstream/1/6542/1/Analise_de_conteudo_categorial_final.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.
LUCENA, S. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação Digital cultures and mobile technologies in education. Educar em Revista, v. 32, n. 59, p. 277–290, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Mh9xtFsGCs6HRp CWWM5XhvL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2022.
PRICE, D. J. DE S. Networks of Scientific Papers. Science, v. 7, n. 3, p. 510–515, 1965. Disponível em: https://garfield.library.upenn.edu/papers/pricenetworks 1965.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
STRIEDERA, R.B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec, v. 10, n. 1, p. 27–56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153. 2017 v10n1p27. Acesso em: 11 mar. 2022.
ROSENBERG, J. M. et al. Context and Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): A Systematic Review. Journal of Research on Technology in Education ISSN, v. 1523, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/ ?id=EJ1091085. Acesso em: 02 abr. 2022.
TEIXEIRA, V. O. Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 140–159, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/ article/view/16719/13476. Acesso em: 17 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiano Pereira dos Santos, Fabiane Maia Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).