TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129

Palavras-chave:

Tecnologia. Educação. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, problematizando como a tecnologia tem sido entendida no meio científico e utilizada no campo da política pública brasileira. A Investigação foi desenvolvida em dois movimentos, o primeiro com mapeamento das publicações em uma perspectiva global e o segundo na caracterização das meta e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula da Educação Básica no Brasil. Nas análises, adotou-se a concepção da Teoria Crítica da Tecnologia desenvolvida por Andrew Feenberg e investigou-se as diferentes tipologias das tecnologias aplicadas. Os documentos oficiais da política pública de Educação Básica no Brasil, definidores das metas e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula, foram analisados para a definição das tipologias das tecnologias aplicadas. Na abordagem metodológica empregou-se o procedimento de método misto, quantitativo e qualitativo. Utilizou-se a bibliometria para selecionar artigos de pesquisas científicas, distinguindo-os por grau de relevância na constituição do corpus. Empregou-se a análise de conteúdo das obras do corpus. Os resultados convergem na perspectiva dos possíveis efeitos sobre a democratização da educação decorrentes do processo de integração das tecnologias às salas de aula, no ensino público. Assim, o estudo incorpora a discussão do processo de integração de tecnologias, em curso, na Educação Básica no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabiano Pereira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas Brasil.

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM – AM - Brasil - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM) (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Diretora do Programa de Pós-graduação em Educação, Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia. 

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, F.; MAIA GARCIA, F. TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023031, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2129. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos