A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135Palavras-chave:
História da Matemática, Álgebra Linear, Dependência e Independência LinearResumo
O presente artigo contém elementos de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo responder a seguinte questão: Que aspectos intrínsecos aos processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos de Dependência e Independência Linear sinalizam a importância de uma abordagem didática desses conceitos balizada pela História da Matemática? Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em autores que discutem as dificuldades encontradas pelos estudantes quando estes lidam com os conceitos de Dependência e Independência Linear e ainda em estudiosos que tratam do papel do formalismo e da axiomatização nos processos educativos em Álgebra Linear. Apesar das linguagens formal e axiomática serem apontadas pela literatura brasileira como fatores complicadores da compreensão dos conceitos em foco, na verdade configuram-se em elementos chave da disciplina, uma vez que possibilitam o entendimento do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear, o qual desponta de sua própria constituição histórico-epistemológica. Desse modo, o desafio do professor consiste em emprestar funcionalidade a esse formalismo e a essa axiomatização e, desse modo, a História da Matemática emerge como um importante provedor de recursos didáticos para este fazer.
Downloads
Referências
ANDRADE, J. P. G. Vetores: Interações à distância para a aprendizagem de Álgebra Linear. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2010.
BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemática. Revista Exitus, [S. I.], v. 7, n. 2, p. 16-30, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID298. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/298/246. Acesso em: 27 jul. 2022.
BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemáitca: uma abordagem partindo do desenvolvimento histórico-epistemológico dos conteúdos. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Belém. Anais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT). Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2018.
CELESTINO, M. R. Ensino-Aprendizagem da Álgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/SP, 2000.
COIMBRA, J. L. Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da Álgebra Linear. 2008. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2008.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 97-115.
DIAS, R. M. da C. Um estudo acerca da inserção de aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear em cursos de Álgebra Linear. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2022.
DORIER, J.; ROBERT, A.; ROBINET, J.; ROGALSKI, M. Teaching and learning Linear Algebra in first year of French Science University. In the proceedings of the 18th conference of the international group for psychology of Mathematics, Lisbonne, v. 4, p. 137-144, 1994. Disponível em: https://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/papers/g1-dorier-et-al.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022.
DORIER, J. Meta Level in the teaching of unifying and generalizing concepts in mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 29, n. 02, p. 175-197,1995a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226438971_Meta_level_in_the_teaching_of_unifying_and_generalizing_concepts_in_mathematics. Acesso em: 27 jul. 2022.
DORIER, J. A General Outline of Genesis of Vector Space Theory. Historia da Mathematica, v. 22, n. 3, p. 227-261, 1995b. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710245. Acesso em: 27 jul. 2022.
DORIER, J. The role of formalism in the teaching of theory of vector spaces. Linear Algebra and its applications, France, 275-276 (1998), p. 141-160,1998. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/223201270_The_role_of_formalism_in_the_teaching_of_the_theory_of_vector_spaces. Acesso em: 27/07/2022.
DORIER, J. Epistemological Analysis of The Genesis of Theory of Vector Spaces. In: DORIER, J. (Org.). On the Teaching of Linear Algebra. Grenoble: Kluwer Academia Publishers, 2000, p. 1 – 73.
GRANDE, A. L. O conceito de Independência e Dependência Linear e os Registros de Representação Semiótica nos Livros Didáticos de Álgebra Linear. 2006. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/SP, 2006.
MENDES, I. A. A investigação histórica como agente de cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A. (Org.). A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006, p. 79-136.
MENDES, I. A. História da Matemática e reinvenção didática em sala de aula. In: MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. (Org.). História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 11-74.
MIGUEL, A. Três estudos sobre História e Educação Matemática. 1993. 361f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1993.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MOORE, G. H. The axiomatization of Linear Algebra: 1875 – 1940. Historia Mathematica, v. 22, n. 3, p. 262 – 303, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710257. Acesso em: 27 jul. 2022.
SOUZA, M. L. Dependência e Independência Linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).