A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135

Palavras-chave:

História da Matemática, Álgebra Linear, Dependência e Independência Linear

Resumo

O presente artigo contém elementos de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo responder a seguinte questão: Que aspectos intrínsecos aos processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos de Dependência e Independência Linear sinalizam a importância de uma abordagem didática desses conceitos balizada pela História da Matemática? Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em autores que discutem as dificuldades encontradas pelos estudantes quando estes lidam com os conceitos de Dependência e Independência Linear e ainda em estudiosos que tratam do papel do formalismo e da axiomatização nos processos educativos em Álgebra Linear. Apesar das linguagens formal e axiomática serem apontadas pela literatura brasileira como fatores complicadores da compreensão dos conceitos em foco, na verdade configuram-se em elementos chave da disciplina, uma vez que possibilitam o entendimento do caráter unificador e generalizante da Álgebra Linear, o qual desponta de sua própria constituição histórico-epistemológica. Desse modo, o desafio do professor consiste em emprestar funcionalidade a esse formalismo e a essa axiomatização e, desse modo, a História da Matemática emerge como um importante provedor de recursos didáticos para este fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Marcelo da Costa Dias, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2021), com área de concentração em Educação Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019). Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem se dedicado aos estudos envolvendo o uso da História da Matemática em sala de aula, mais precisamente, com relação aos processos de ensino e de aprendizagem em Álgebra Linear. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Ensino de Matemática (GEHEM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado iV da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

Referências

ANDRADE, J. P. G. Vetores: Interações à distância para a aprendizagem de Álgebra Linear. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2010.

BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemática. Revista Exitus, [S. I.], v. 7, n. 2, p. 16-30, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID298. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/298/246. Acesso em: 27 jul. 2022.

BRANDEMBERG, J. C. História e Ensino de Matemáitca: uma abordagem partindo do desenvolvimento histórico-epistemológico dos conteúdos. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Belém. Anais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT). Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2018.

CELESTINO, M. R. Ensino-Aprendizagem da Álgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/SP, 2000.

COIMBRA, J. L. Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da Álgebra Linear. 2008. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2008.

D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 97-115.

DIAS, R. M. da C. Um estudo acerca da inserção de aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear em cursos de Álgebra Linear. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2022.

DORIER, J.; ROBERT, A.; ROBINET, J.; ROGALSKI, M. Teaching and learning Linear Algebra in first year of French Science University. In the proceedings of the 18th conference of the international group for psychology of Mathematics, Lisbonne, v. 4, p. 137-144, 1994. Disponível em: https://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/papers/g1-dorier-et-al.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022.

DORIER, J. Meta Level in the teaching of unifying and generalizing concepts in mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 29, n. 02, p. 175-197,1995a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226438971_Meta_level_in_the_teaching_of_unifying_and_generalizing_concepts_in_mathematics. Acesso em: 27 jul. 2022.

DORIER, J. A General Outline of Genesis of Vector Space Theory. Historia da Mathematica, v. 22, n. 3, p. 227-261, 1995b. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710245. Acesso em: 27 jul. 2022.

DORIER, J. The role of formalism in the teaching of theory of vector spaces. Linear Algebra and its applications, France, 275-276 (1998), p. 141-160,1998. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/223201270_The_role_of_formalism_in_the_teaching_of_the_theory_of_vector_spaces. Acesso em: 27/07/2022.

DORIER, J. Epistemological Analysis of The Genesis of Theory of Vector Spaces. In: DORIER, J. (Org.). On the Teaching of Linear Algebra. Grenoble: Kluwer Academia Publishers, 2000, p. 1 – 73.

GRANDE, A. L. O conceito de Independência e Dependência Linear e os Registros de Representação Semiótica nos Livros Didáticos de Álgebra Linear. 2006. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/SP, 2006.

MENDES, I. A. A investigação histórica como agente de cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A. (Org.). A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006, p. 79-136.

MENDES, I. A. História da Matemática e reinvenção didática em sala de aula. In: MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. (Org.). História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 11-74.

MIGUEL, A. Três estudos sobre História e Educação Matemática. 1993. 361f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1993.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MOORE, G. H. The axiomatization of Linear Algebra: 1875 – 1940. Historia Mathematica, v. 22, n. 3, p. 262 – 303, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0315086085710257. Acesso em: 27 jul. 2022.

SOUZA, M. L. Dependência e Independência Linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

DIAS, R. M. da C. .; BRANDEMBERG, J. C. A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023021, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2135. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)