VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2392Palavras-chave:
Infâncias, COVID 19, EducaçãoResumo
O texto ora apresentado é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes dos anos iniciais das redes públicas (Abaetetuba e Belém-Mosqueiro no Pará). O texto é fundamentado em autores que debatem a concepção das infâncias, de desenvolvimento e aprendizagem A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância e Filosofia da UFPA em parceria com a Unidade SEDUC na Escola – USE 17. Durante o processo de captação de informações, ouviram-se 35 alunos no período mais denso da Pandemia de COVID 19 ainda em 2020. Os dados revelaram como as crianças estavam se sentindo, seus medos e perspectivas de futuro. Demonstraram ainda que 40% das crianças têm medo de pegar COVID e um pouco mais de 31% temiam pela morte dos pais. A pesquisa, portanto, nos revela que havia incertezas sobre o futuro. Desta forma, 51% dos investigados lamentaram pelo isolamento e pela falta de oportunidades de convivência social, produzida pelo distanciamento social.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. S. S.; DOS SANTOS, J. D. F. Infância ou infâncias?. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 245-263, set./dez. 2017. DOI: 10.5965/1984723818382017245. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/234141204.pdf Acesso em: 21 mai. 2022.
BRASIL. Censo Escolar 2021. Brasília: INEP/MEC, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 21 mai. 2022.
GARCIA, M.; PINHEIRO, L. Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/29/mutacao-variante-cepa-e-linhagem-entenda-o-que-significam-os-termos-ligados-a-evolucao-do-coronavirus.ghtml. Acesso em: 17 mai. 2021.
KLING, F. A Pobreza atinge cerca de 40% das crianças brasileiras com menos de 9 anos. Fundação FEAC, 2021. Disponível em: https://feac.org.br/pobreza-atinge-cerca-de-40-das-criancas-brasileiras-com-menos-de-9-anos/. Acesso em: 22 dez. 2022.
KRAMER, S. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 58, p. 77-81, ago. 1986. Disponivel em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1321.Acesso em: 22 mai. 2020.
PENINA, M.; PENZANI, R. FALTA MUITO? O coronavírus e a infância: o que as crianças compreendem daquilo que ninguém entendeu ainda. São Paulo/SP: ECOA, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/como-as-criancas-entendem-o-que-ninguem-compreendeu-ainda/#page2. Acesso em: 21 mai. 2022.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3PLsn8PhMzxZJzvdDC3gdKz/?format=pdf. Acesso em: 23 mai. 2022.
UNICEF. Situação das crianças e dos adolescentes no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/situacao-das-criancas-e-dos-adolescentes-no-brasil. Acesso em: Acesso em: 21 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Erbio dos Santos Silva, Waldir Ferreira de Abreu, Maria Francisca Ribeiro Correa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).