VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2392

Palavras-chave:

Infâncias, COVID 19, Educação

Resumo

O texto ora apresentado é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes dos anos iniciais das redes públicas (Abaetetuba e Belém-Mosqueiro no Pará).  O texto é fundamentado em autores que debatem a concepção das infâncias, de desenvolvimento e aprendizagem A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância e Filosofia da UFPA em parceria com a Unidade SEDUC na Escola – USE 17. Durante o processo de captação de informações, ouviram-se 35 alunos no período mais denso da Pandemia de COVID 19 ainda em 2020. Os dados revelaram como as crianças estavam se sentindo, seus medos e perspectivas de futuro. Demonstraram ainda que 40% das crianças têm medo de pegar COVID e um pouco mais de 31% temiam pela morte dos pais. A pesquisa, portanto, nos revela que havia incertezas sobre o futuro. Desta forma, 51% dos investigados lamentaram pelo isolamento e pela falta de oportunidades de convivência social, produzida pelo distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erbio dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (PPGED/UFPA); Docente na Universidade Federal do Maranhão; Coordenador-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Didática e Práxis Docente (EDIPD/UFMA); Bolsista/Coordenador do PARFOR-Pedagogia da UFMA.

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ciências Humanas e Educação (PUC-Rio); Docente na Universidade Federal do Pará; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq.

Maria Francisca Ribeiro Correa, Secretaria de Estado de Educação

Doutora em Educação (PPGED/UFPA); Especialista em Educação (Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA)

Referências

BARBOSA, A. S. S.; DOS SANTOS, J. D. F. Infância ou infâncias?. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 245-263, set./dez. 2017. DOI: 10.5965/1984723818382017245. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/234141204.pdf Acesso em: 21 mai. 2022.

BRASIL. Censo Escolar 2021. Brasília: INEP/MEC, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 21 mai. 2022.

GARCIA, M.; PINHEIRO, L. Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/29/mutacao-variante-cepa-e-linhagem-entenda-o-que-significam-os-termos-ligados-a-evolucao-do-coronavirus.ghtml. Acesso em: 17 mai. 2021.

KLING, F. A Pobreza atinge cerca de 40% das crianças brasileiras com menos de 9 anos. Fundação FEAC, 2021. Disponível em: https://feac.org.br/pobreza-atinge-cerca-de-40-das-criancas-brasileiras-com-menos-de-9-anos/. Acesso em: 22 dez. 2022.

KRAMER, S. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 58, p. 77-81, ago. 1986. Disponivel em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1321.Acesso em: 22 mai. 2020.

PENINA, M.; PENZANI, R. FALTA MUITO? O coronavírus e a infância: o que as crianças compreendem daquilo que ninguém entendeu ainda. São Paulo/SP: ECOA, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/como-as-criancas-entendem-o-que-ninguem-compreendeu-ainda/#page2. Acesso em: 21 mai. 2022.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3PLsn8PhMzxZJzvdDC3gdKz/?format=pdf. Acesso em: 23 mai. 2022.

UNICEF. Situação das crianças e dos adolescentes no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/situacao-das-criancas-e-dos-adolescentes-no-brasil. Acesso em: Acesso em: 21 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, E.; FERREIRA DE ABREU, W.; RIBEIRO CORREA, M. F. VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023068, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2392. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2392. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos