O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO CONTEXTO MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2519

Palavras-chave:

Orçamento Municipal, Educação básica, FUNDEB, Santarém, Amazônia

Resumo

No Brasil, o direito à educação básica é assegurado pela Constituição da República de 1988 e abarca o ensino de crianças e jovens dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, correspondendo à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio. Aos municípios cabe atuar, prioritariamente, no ensino fundamental e na educação infantil, direcionando suas ações ao cumprimento das metas de seu Plano Municipal de Educação (PME), que deve estar em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). Para garantir a realização dos seus deveres, foi estabelecida a obrigatoriedade de vinculação de receitas de arrecadação própria e transferências constitucionais e legais destinadas à execução de despesas com a educação básica. A partir da análise documental dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária do município de Santarém-Pará, do período de 2015 a 2022, foi identificado que, das receitas realizadas, as transferências correspondem a 70% do orçamento em relação à arrecadação própria. Concernente àquelas destinadas à educação municipal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) representa 75%. Isso demonstra a importância das transferências intergovernamentais e do fundo para o desenvolvimento do ensino público de Santarém. Este artigo tem o objetivo de identificar como foi organizado o orçamento municipal educacional santareno desde a aprovação do PME, em 2015, até 2022, de modo a demonstrar como se deu a evolução da sua composição durante esse período, contribuindo para o conhecimento do orçamento educacional, ao melhor acompanhamento social e planejamento das políticas.

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Biografia do Autor

Juliana Matos Martins, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutoranda em Direitos Humanos na Universidade Federal do Pará (UFPA); Docente de Direito Público na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da UFOPA.

Antônia do Socorro Pena da Gama, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

MARTINS, J. M.; GAMA, A. do S. P. da. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO CONTEXTO MUNICIPAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023080, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2519. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2519. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos