UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210

Palavras-chave:

Física Moderna, Ensino Médio, Energia Solar

Resumo

O ensino de Física tem como maior desafio acompanhar os avanços tecnológicos nas últimas décadas. A Física Moderna, fundamental para diversas áreas da sociedade e desenvolvimento de tais tecnologias, é pouco ou quase nunca explorada na educação básica, conforme alguns relatos na literatura. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, no qual foi aplicado uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física Moderna através da energia solar fotovoltaica. Aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual no município de Manaus/AM. A SD foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990, 1992) que se resumem em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram realizados pré-teste e pós-teste para verificação de aprendizagem dos alunos, sendo os dados submetidos a uma análise estatística. O estudo evidenciou que a metodologia utilizada favoreceu o aprendizado dos conteúdos, possibilitando o envolvimento e o interesse nas aulas. Houve uma melhora de 82% na taxa média de acerto dos participantes após a aplicação da proposta. Com os resultados encontrados, concluímos que através da SD é possível abordar o conteúdo de Física Moderna de forma diversificada e relacionada ao cotidiano dos alunos, a fim de alcançar uma melhor aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Henrique da Costa Menezes, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia (PGECN/UNIR).

Maria Rosangela Soares, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Física (UFS). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Referências

ANEEL. Entendendo sua Conta de Luz. Agência Nacional de Energia Elétrica. YouTube. 6 de ago. 2019. 4min07s Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4NB0fJxS84&t=15s. Acesso em: 05 nov. 2022.

BEZERRA, D. P. et al. A evolução do ensino da física: perspectiva docente. Scientia Plena, [S.I.], v. 5, n. 9, p. 1-8, set. 2009. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/672. Acesso em: 14 ago. 2022.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Da discência à docência: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 119-147, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID718. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/718. Acesso em: 12 nov. 2022.

BLUESOL. ENERGIA SOLAR - Como Funciona?. Blue Sol Energia Solar. YouTube. 19 de mai. 2016. 1min42s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JTqz_xzozl0&t=12s. Acesso em: 05 nov. 2022.

BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DE VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA. Experiências em Ensino de Ciências, [S. I.], v. 13, n. 1, p. 187-197, ago. 2020. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/224. Acesso em: 14 ago. 2022.

BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 05 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 nov. 2022.

CARDOSO, W. ABC da Astronomia | Sol. Educar. YouTube. 17 de mar. 2019. 4min03s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hX32at0q6u0&list=PLHbmrtzA_4M_aWN9XmXzeHt5Whh9o0WWu&index=8. Acesso em: 05 nov. 2022.

CBIC (org.). Piauí instala a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina. 2019. Disponível em: https://cbic.org.br/sustentabilidade/2019/01/11/piaui-instala-a-maior-usina-de-energia-fotovoltaica-da-america-latina/. Acesso em: 14 ago. 2022.

CHEENATH, Deepak Joy; GUPTA, Ankit. Quizizz 2015. Disponível em: https://quizizz.com/admin. Acesso em: 12 nov. 2022.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992. 181 p.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Física São Paulo: Cortez, 1990.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, [S.L.], n. 16, p. 181-191, dez. 2000. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.214. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dDzfLYyDpPZ3kM9xNSqG3cw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2022.

FAS (Manaus) (org.). PROJETO DE PESQUISA LEVA SISTEMA SOLAR PILOTO À COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA, NO RIO NEGRO. 2018. Disponível em: https://fas-amazonia.org/projeto-de-pesquisa-leva-sistema-solar-piloto-a-comunidade-nova-esperanca-n. Acesso em: 06 nov. 2022.

FAS. COMUNIDADE INDÍGENA É BENEFICIADA COM PAINÉIS DE ENERGIA SOLAR PARA AUXILIAR NO ATENDIMENTO DE TELEMEDICINA. 2020a. Disponível em: https://fas-amazonia.org/comunidade-indigena-e-beneficiada-com-paineis-de-energia-solar-para-auxiliar-no-atendimento-de-telemedicina/#:~:text=A%20comunidade%20ind%C3%ADgena%20Tr%C3%AAs%20Unidos,Covid%2D19%20e%20melhorando%20o. Acesso em: 05 nov. 2022.

FAS. Comunidade ribeirinha recebe sistema de energia solar. Fundação Amazônia Sustentável. YouTube. 12 de ago. 2020b. 4min15s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ymM6FXR20Nk. Acesso em: 05 nov. 2022.

FERNANDES, João Paulo. O tema energia e a perspectiva Ciência-Tecnologia Sociedade (CTS) no Ensino de física: possíveis articulações nos documentos oficiais curriculares. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-SP, p. 8, 2013.

FURUKAWA, C. TEMA 01 - Luz | Experimentos - Efeito fotoelétrico. Física Universitária. YouTube. 26 de set. 2016. 2min52s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VVka6Mp5vyA&t=35s. Acesso em: 05 nov. 2022.

FURUKAWA, C.; MARQUES, G. D. C. condutores e Isolantes. Física na Prática. YouTube. 19 de dez. 2018a. 7min47s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9L4f0MITTH8&t=33s. Acesso em: 05 nov. 2022.

FURUKAWA, C.; MARQUES, G. D. C. Efeito Fotovoltáico. Física na Prática. YouTube. 05 de dez. 2018b. 8min52s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=03wBqCIwuJc&t=29s. Acesso em: 05 nov. 2022.

FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 151–162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2664. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664. Acesso em: 15 ago. 2022.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, [S.I.], v. 32, n. 94, p. 73-80, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/. Acesso em: 14 ago. 2022.

MUENCHEN, Cristiane. A Disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre as práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - UFSC, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93822. Acesso em: 15 ago. 2022.

MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/y3QT786pHBdGzxcsRtHTb9c/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2022.

NASCIMENTO, A.; ARAÚJO, T. Maior parque solar da América Latina é inaugurado no Piauí. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/maior-parque-solar-da-america-latina-e-inaugurado-no-piaui.ghtml. Acesso em: 05 nov. 2022.

NÓBREGA, M. R. de O.; SUDÉRIO, F. B. Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020099, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1264. Acesso em: 12 nov. 2022.

OLIVEIRA, Amanda Costa de et al. Popularização de conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis em escolas de e. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S.I.], v. 7, n. 1, p. 59-64, 30 jul. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3107. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107. Acesso em: 14 ago. 2022.

PEREIRA, Enio Bueno et al. Atlas brasileiro de energia solar. 2. ed. São José dos Campos: Inpe, 2017. 80 p. Disponível em: http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017.html. Acesso em: 14 ago. 2022.

PUC-RIO. Tudo se Transforma, História da Química, Condutores Elétricos. YouTube. 28 de set. 2012. 13min52s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CMqaFgGwHjE. Acesso em: 05 nov. 2022.

REZENDE, Flávia; Ostermann, Fernanda. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, dez 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6374. Acesso em: 14 ago. 2022.

R Core Team (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 14 ago. 2022.

RÜTHER, Ricardo. Edifícios solares fotovoltaicos: o potencial da geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no brasil. Florianópolis: Labsolar, 2004. Disponível em: https://fotovoltaica.ufsc.br/sistemas/livros/livro-edificios-solares-fotovoltaicos.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

SEED/PR. Eletricidade - Entre o Mais e o Menos. S.D. Disponível em: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=9018# . Acesso em: 05 nov. 2022.

SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7392/6785. Acesso em: 14 ago. 2022.

TEIXEIRA, Jonny Nelson; MURAMATSU, Mikiya; ALVES, Luis Augusto. Um modelo de usina hidrelétrica como ferramenta no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 248-264, 5 maio 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n1p248. Acesso em: 14 ago. 2022.

THENÓRIO, I. Faça em casa um carregador de celular solar. Manual do Mundo. Youtube. 28 de set. 2019. 12min06s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zc-N13YEqlk&t=331s. Acesso em: 05 nov. 2022.

VALOR ECONÔMICO, V. O desastre de Balbina. YouTube. 10 de out. 2013. 4min46s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-DANcHdL3j0&t=78s. Acesso em: 05 nov. 2022.

VALADARES, Eduardo de Campos; MOREIRA, Alysson Magualhães. ENSINANDO FÍSICA MODERNA NO SEGUNDO GRAU: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 121-135, ago. 1998. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6896/7584. Acesso em: 14 ago. 2022.

VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

DA COSTA MENEZES, L. H.; ROSANGELA SOARES, M. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023029, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2210. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos