UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210

Palavras-chave:

Física Moderna, Ensino Médio, Energia Solar

Resumo

O ensino de Física tem como maior desafio acompanhar os avanços tecnológicos nas últimas décadas. A Física Moderna, fundamental para diversas áreas da sociedade e desenvolvimento de tais tecnologias, é pouco ou quase nunca explorada na educação básica, conforme alguns relatos na literatura. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, no qual foi aplicado uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física Moderna através da energia solar fotovoltaica. Aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual no município de Manaus/AM. A SD foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990, 1992) que se resumem em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram realizados pré-teste e pós-teste para verificação de aprendizagem dos alunos, sendo os dados submetidos a uma análise estatística. O estudo evidenciou que a metodologia utilizada favoreceu o aprendizado dos conteúdos, possibilitando o envolvimento e o interesse nas aulas. Houve uma melhora de 82% na taxa média de acerto dos participantes após a aplicação da proposta. Com os resultados encontrados, concluímos que através da SD é possível abordar o conteúdo de Física Moderna de forma diversificada e relacionada ao cotidiano dos alunos, a fim de alcançar uma melhor aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Lucas Henrique da Costa Menezes, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia (PGECN/UNIR).

Maria Rosangela Soares, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Física (UFS). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

DA COSTA MENEZES, L. H.; ROSANGELA SOARES, M. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023029, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2210. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

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Artigos