O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DE SALVADOR: uma análise exploratória em busca de fatores preditivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2176

Palavras-chave:

Autoconceito em Química, Fatores Preditivos, Análise Exploratória

Resumo

Nesta pesquisa, realizamos um estudo exploratório sobre o Autoconceito em Química de estudantes de Salvador por meio de uma escala validada e itens adaptados do questionário socioeconômico do ENEM. O objetivo da pesquisa foi identificar fatores de contexto social, econômico, familiar, entre outros, que podem estar relacionados ao autoconceito em química. Participaram do estudo 406 alunos de ensino médio de 8 escolas, sendo 6 instituições públicas e 2 particulares. Os itens da escala estavam no formato Likert. A análise empregou um método exploratório de estudo da frequência de marcação para avaliar possíveis preditores do autoconceito. Dentre os fatores investigados, em quatro identificamos uma possível relação com o autoconceito; são eles: Escola, Gênero, Quantidade de livros não escolares em casa e Constância de leitura de livros não escolares. Nossos resultados apontam que tais /fatores possivelmente são preditores do autoconceito em química, tendo em vista a amostra analisada, mas é necessário empregar métodos de modelagem estatística para encontrar mais evidências. Por fim, ressaltamos a importância de verificar tais fatores para que seja possível pensar em estratégias para melhoria do Autoconceito em Química dos estudantes de ensino médio.

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Biografia do Autor

Fernanda Calheiros, Universidade Federal da Bahia

Licencianda em Química, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Bolsista de Iniciação Científica - FAPESB.

Viviane Florentino de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana – UFBA/UEFS. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFBA, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da UFBA/UEFS, Salvador, BA, Brasil. 

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal da Bahia - Brasil; Programa de Pós-graduação Ensino, Filosofia e História das Ciências; Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC).

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

CALHEIROS, F.; FLORENTINO DE MELO, V.; AMANTES, A. O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DE SALVADOR: uma análise exploratória em busca de fatores preditivos. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023058, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2176. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2176. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Seção

Artigos