A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2338

Palavras-chave:

Assistência estudantil. Instituto Federal do Pará. Permanência estudantil.

Resumo

Objetiva-se discutir a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito do Instituto Federal do Pará (IFPA) no período de 2012 a 2021. Utiliza-se da abordagem qualiquantitativa e da análise documental à luz do materialismo histórico e dialético, pois o PNAES está inserido nas lutas de classes e grupos com interesses distintos no contexto das políticas educacionais. Identificam-se a influência dos movimentos de representação estudantil para a concretização do programa nas instituições federais de ensino superior (IFES) e a incipiente atenção aos institutos federais (IFs) dentro do texto do PNAES, o que influenciou a instituição no movimento de busca pela garantia, via normativas institucionais, para instituir e implementar o PNAES, em face dos recursos destinados a isso. No IFPA, constata-se esse movimento de instituição e aprimoramento das normativas e auxílios para os estudantes, ao mesmo tempo em que os recursos recebidos, necessários para a implementação da política, não acompanharam a quantidade de alunos em vulnerabilidade social no marco temporal de 2012 a 2021. Conclui-se que a política se distancia dos objetivos previstos para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, uma vez que há uma focalização dentro da focalização a partir dos critérios estabelecidos para concessão do auxílio permanência.

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Afonso Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/UFPA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/UFPA Rede EDUCANORTE. Belém, Pará-Brasil. Pedagoga no IFPA campus Paragominas.

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (1998), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Paulista/UNESP (2007). Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/UFPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Geral do Doutorado em Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDA-Associação Plena em Rede - Educanorte. É Coordenadora Local do doutorado interinstitucional (DINTER)/UFPA/UNICAMP. Desde 2017 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFPA/Altamira. Coordena o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação ? GPPGAE/UFPA, desde 2018. É sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, História da Educação e Avaliação atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional, avaliação escolar e história das instituições escolares. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos. 

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

AFONSO FERREIRA, M. C.; MATOS DE SOUZA, M. de F. A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023050, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2338. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2338. Acesso em: 30 jun. 2024.

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