A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL TRADUZIDA NOS PME E PNME a qualidade do ensino em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1614

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Avaliação em larga escala. Programas educacionais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os resultados obtidos na Prova Brasil realizada pela escola Amazônia, a partir da implantação dos Programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME). Os dois programas foram implantados na escola em função dos baixos índices alcançados nos exames de larga escala nos anos em que participaram. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como técnica a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes. Apesar do empenho da escola em preparar os alunos para a Prova Brasil, através das oficinas dos programas e de outras atividades implementadas, a meta projetada pelo MEC ainda não foi atingida. Portanto, a pesquisa permite apontar que, embora os resultados tenham tido um leve crescimento em 2019, ainda se está bem distante de atingir a meta proposta para 2021.

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Biografia do Autor

Eliene Passos, Universidade Federal do Pará

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnica em Educação-SEDUC/PA. Professora do Ensino Fundamental-SEMEC/Belém/PA - Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação (GPPGAE/UFPA).

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado pela Universidade Católica de Brasília. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2007). Professora de carreira do magistério superior da Universidade Federal do Pará, Brasil. Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ UFPA e do Doutorado em Educação, em Rede – Educanorte (UFOPA/UFPA). Universidade Federal do Pará (NEB/PPEB/ UFPA).

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Publicado

2021-12-11

Como Citar

PASSOS, E.; MATOS DE SOUZA, M. de F. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL TRADUZIDA NOS PME E PNME a qualidade do ensino em questão. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020199, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1614. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1614. Acesso em: 30 jun. 2024.

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