EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: produção da pós-graduação brasileira (2000-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1745

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Educação Sexual. Estudos de Pós-Graduação.

Resumo

Na busca de compreender o fenômeno da sexualidade de pessoas com deficiência intelectual em intersecção com aspectos educacionais, este artigo analisa as pesquisas realizadas sobre essa temática no âmbito da pós-graduação brasileira entre os anos 2000 e 2018.  Foram identificados 14 trabalhos de mestrado categorizados e analisados a partir de seis eixos: 1) confecção de material didático; 2) intervenções com jovens e adolescentes; 3) percepção/formações de/com familiares e professores; 4) contextos institucionais; 5) revisão de literatura; e, 6) violência sexual e reprodutiva contra mulheres. Os materiais examinados apontam para a dificuldade de organização de espaços formativas sobre as sexualidades com pessoas com deficiência intelectual. As raras iniciativas mostram-se esvaziadas de princípios epistemológicos que potencializem a máxima expressão do desenvolvimento humano. O cerne é o currículo prescrito, fortemente impregnado pela noção de que sexualidade se vincula exclusivamente as dimensões preventivas e anatômicas/fisiológicas.

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Biografia do Autor

Fabrício Santos Dias de Abreu, Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal

Pedagogo, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Doutorando em Educação. Professor do Centro Universitário Estácio de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil.

Patrícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília

Musicista, Mestra em Educação e Doutora em Educação. Professora da Universidade de Brasília, Brasil.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

SANTOS DIAS DE ABREU, F.; LIMA MARTINS PEDERIVA, P. EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: produção da pós-graduação brasileira (2000-2020). Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023001, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1745. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1745. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos