A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113

Palavras-chave:

Inglês para Fins Específicos, Docentes universitários, Percepção de si

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH/UFAM e buscou resposta para o problema: Qual a percepção de ser docente da disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos de graduação da UFAM? Com o objetivo de analisar as percepções de professores sobre ser docente de Inglês para Fins Específicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo narrativa. Os dados foram coletados por meio da entrevista narrativa com quatro professores que ministram a disciplina. O tratamento dos dados foi à luz da Análise de Conteúdo. A percepção de ser docente da disciplina de IFE está baseada na concepção que para ministrá-la o professor precisa ser preparado teórica e metodologicamente. Para dinamizar o ensino e estimular o aprendizado, há necessidade de preparar materiais de apoio, participar de eventos em busca de novos conhecimentos, inserir-se em grupos de pesquisa, investir na formação de forma individual e coletiva. Diante dessas evidências, há necessidade de formação que contemple a realidade das demandas específicas de IFE, tanto no que tange a inicial quanto a continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana de Macedo Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências  e Humanidades - PPGECH/UFAM. Especialista em Língua portuguesa e Ensino - UNINORTE. Graduada em Letras - UNINORTE. Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM campus Coari/Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) 2015, com Bolsa FAPEAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha, com Bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 2010. Graduada em Pedagogia pela UFAM, 1995. É professora da UFAM, no Campus do Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM, atuando como professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Tem experiência com temas na área da educação como: Formação de professores; Professores iniciantes; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional docente; Docência universitária. Autora do livro Docentes universitários em início da profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária.

Referências

ALMEIRA, L. L. de L; CORDEIRO, C. P. B. S.; PRADO, E. C. do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 14-31, jan./jun. 2020. DOI: 10.5585/cpg. v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159/8298. Acesso em: 22 set. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BLOOR, M. The English language and ESP teaching in the 21st century. In: ESP In Latin America. F.MEYER, A. BOLIVAR, J. FEBRES, M.B. SERRA (eds.) Universidad de Los Andes. CODEPRE, 1997.

CELANI, M. A. A. A retrospective view of na ESP teacher education programme. The ESPecialist, n. 19/2: 233-344. Republicado em M.A.A. Celani; A.F. Deyves, J. L. Holmes; M.R. Scott. ESP in Brazil-25 years of Evolution and reflection. São Paulo, Campinas: Editora da PUCSP/Mercado de Letras, 2005.

CELANI, M. A. A. Revivendo a aventura: desafios, encontros e desencontros. In: CELANI et al (orgs). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas, SP: Mercado das Letras; São Paulo: EDUC, 2009. p. 17-34.

HOWATT, A. A history of English language teaching. Oxford: OUP. 1984.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MONTEIRO, M. F. C. Formando professores para o ensino-aprendizagem da leitura: Uma experiência na Ufam. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; FISCHER, Cynthia Regina; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida (Orgs.). Perspectivas em Línguas para fins específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015. p. 209 - 230.

MONTEIRO, M. F. C. Representações de professore de inglês em serviço sobre a abordagem instrumental: um estudo de caso. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem). Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, 2009.

MUYLAERT, C. J. et al. Entrevista Narrativa: Um importante recurso em pesquisa qualitativa. Rev. Esc. EnfermUSP. 2014. Doi: 10.1590/s0080-623420140000800027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/NyXVhmXbg96xZNPWt9vQYCt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47. n.166 p.1106-1133, out. /dez. 2017.

OCHIUCCI, M. S. M. Do projeto nacional de inglês instrumental ao LinFE. A contribuição dos estudos de Rosinda de Castro Guerra Ramos ao ensino de línguas para fins específicos – A aventura continua. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; FISCHER, Cynthia Regina; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida (Orgs.). Perspectivas em Línguas para fins específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015. p. 17-30.

ONODERA, J. Analise de necessidades em Inglês para negócios. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; FISCHER, Cynthia Regina; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida (Orgs.). Perspectivas em Línguas para fins específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015. p. 323-346.

RAMOS, R. de C. G. A história da abordagem instrumental na PUCSP. In: CELANI et al (orgs). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas, SP: Mercado das Letras; São Paulo: EDUC, 2009. p. 35-45.

RAMOS, R. de C. G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M. M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs). Linguística aplicada e contemporânea. Campinas: Pontes, 2005, p. 109-124.

RIBEIRO, E. M. D. A. de M. A contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) na formação de professores de Línguas para Fins Específicos (LinFE). 2020. 185 p.; Tese (Doutorado em Estudo de Línguas) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2020.

ROSSINI, A. M. Z. P; BELMONTE, J. Panorama do Ensino-Aprendizagem de Línguas para Fins Específicos: história, mitos e tendências. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; FISCHER, Cynthia Regina; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida (Orgs.). Perspectivas em Línguas para fins específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015. p. 347-361.

SCHAFRANSKI, M. D. Pedagogia no ensino superior. Sociedade cognitiva. Ed. 6ª tir. Curitiba: Juruá, 2009.

SILVA, S. A. da.; PÁDUA, K. C. Explorando narrativas: algumas reflexoesmsobre suas possibilidades na pesquisa. In: CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de. Pesquisa, Educação e Formação Humana: nos trilhos da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 105-125.

SWALES, J. English as the international language of research. RELC Jornal, vol., 16, 1985.

ULIANA, J. L. de A. E. Inglês Instrumental: a (co)construção de conhecimentos sob a perspectiva sociocultural. In: DELLAGNELO, Adriana de Carvalho Kuerten; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (Orgs.). Estudo sobre Ensino-Aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Campinas, SP: Pontes Editora, 2020. p. 319-346.

VIAN JR. O. A formação inicial do professor de Inglês para Fins Específicos. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; FISCHER, Cynthia Regina; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida (Orgs.). Perspectivas em Línguas para fins específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015. p.187-208.

VIAN JR. O. INGLÊS INSTRUMENTAL, I NGLÊS PARA N EGÓCIOS E INGLÊS INSTRUMENTAL PARA NEGÓCIO. D.E.L.T.A., Vol. 15, N.º ESPECIAL, 1999 (437-457).

WELLER, W; OTTE, J. Análise de narrativas segundo o método documentário: exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas, v. 14, n. 2, p. 325-340, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/17150. Acesso em: 22 set. 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-18

Como Citar

DE MACEDO MEDEIROS, E.; REIS DA SILVA, V. L. . A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023010, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2113. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos