A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113

Palavras-chave:

Inglês para Fins Específicos, Docentes universitários, Percepção de si

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH/UFAM e buscou resposta para o problema: Qual a percepção de ser docente da disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos de graduação da UFAM? Com o objetivo de analisar as percepções de professores sobre ser docente de Inglês para Fins Específicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo narrativa. Os dados foram coletados por meio da entrevista narrativa com quatro professores que ministram a disciplina. O tratamento dos dados foi à luz da Análise de Conteúdo. A percepção de ser docente da disciplina de IFE está baseada na concepção que para ministrá-la o professor precisa ser preparado teórica e metodologicamente. Para dinamizar o ensino e estimular o aprendizado, há necessidade de preparar materiais de apoio, participar de eventos em busca de novos conhecimentos, inserir-se em grupos de pesquisa, investir na formação de forma individual e coletiva. Diante dessas evidências, há necessidade de formação que contemple a realidade das demandas específicas de IFE, tanto no que tange a inicial quanto a continuada.

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Biografia do Autor

Eliana de Macedo Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências  e Humanidades - PPGECH/UFAM. Especialista em Língua portuguesa e Ensino - UNINORTE. Graduada em Letras - UNINORTE. Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM campus Coari/Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) 2015, com Bolsa FAPEAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha, com Bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 2010. Graduada em Pedagogia pela UFAM, 1995. É professora da UFAM, no Campus do Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM, atuando como professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Tem experiência com temas na área da educação como: Formação de professores; Professores iniciantes; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional docente; Docência universitária. Autora do livro Docentes universitários em início da profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária.

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Publicado

2023-01-18

Como Citar

DE MACEDO MEDEIROS, E.; REIS DA SILVA, V. L. . A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023010, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2113. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos