AS LUTAS RECENTES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS COM O RECORTE RACIAL NA UFPB
Palavras-chave:
Política educacional, Ações afirmativas, Cotas raciaisResumo
A educação sempre esteve presente como reivindicação da população negra como pauta sociopolítica para espaços educacionais formais e não formais. Desse modo, esta pesquisa teve como tema central a educação superior para a população negra na implementação das ações afirmativas com o recorte racial a partir da Lei de Cotas Raciais. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de implementação das ações afirmativas com o recorte racial na Universidade Federal da Paraíba. Os caminhos investigativos transcorreram de forma qualitativa, dialética e exploratória com foco na delimitação entre as Políticas Educacionais e a Educação das Relações Étnico-Raciais. O Procedimento de análise foi o materialismo histórico-dialético. Elencamos a categoria dialética “possibilidade-realidade”, discutindo as contradições entre o discurso proclamado e o silenciado para as análises dos resultados. Portanto, no ato de resistência da população e do Movimento Negro no cenário nacional e na Paraíba, se intensifica o espírito de justiça para manter viva a memória, o legado e as conquistas das políticas públicas com recorte raciais. Desse modo, a reparação histórica e de direitos na área da educação para a população negra é relevante para a reconstrução e construção de uma história negra brasileira. Por isso, na Universidade Federal da Paraíba, a reivindicação é constante para que a garantia de acesso, permanência e conclusão não se restrinja apenas à graduação, mas também à pós-graduação, consolidando-se, assim, a ampliação das cotas raciais na pós-graduação em Educação em 2023.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. A UNIVERSIDADE PÚBLICA SOB NOVA PERSPECTIVA. Revista brasileira de educação, 2003.
COSTA. Nayara Tatianna Santos da. DO DEBATE À IMPLEMENTAÇÃO: a versão não oficial da adoção das cotas raciais na ufpb. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação – universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997
GONZALES, Lélia & HASENBALG, Carlos. LUGAR DE NEGRO. - Rio janeiro: Marco Zero. 1982.
SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. A IDENTIDADE DOS TRABALHADORES NEGROS NA REALIDADE EDUCACIONAL PARAIBANA. Universidade Federal da Paraíba, 1998. (Dissertação de mestrado).
SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. TERRITORIALIDADES NEGRAS E PARENTESCO: uma realidade afrorreferenciada em Alagoa Grande-PB. Orientador: Henrique Antunes Cunha Junior. 2022. 213f.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
ROCHA, Roseli da Fonseca. A inserção da temática étnico-racial no processo de formação em serviço social e a sua relação com a educação antirracista. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia (Orgs). MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL. São Paulo: Cortez, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Daniele do Nascimento Leandro, Ana Paula Romão de Souza Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








