PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA: Um estado do conhecimento relacionado aos conteúdos de acústica no ensino médio e superior público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2704

Palavras-chave:

laboratório, ensino de Física, experimentação, aprendizagem

Resumo

A acústica é um ramo da Física que se dedica ao estudo das ondas sonoras e suas amplas aplicações no cotidiano, incluindo a produção musical por meio de instrumentos, a comunicação através de rádios e a expressão da fala humana. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear trabalhos científicos relacionados às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem dos conteúdos de acústica em instituições de ensino médio e superior, publicados no período de 2014 a 2023. E tem a seguinte problemática: “Quais são os trabalhos científicos relacionados às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem da Física nos conteúdos de acústica em instituições de ensino médio e superior?” Como procedimento metodológico, usamos o estado do conhecimento com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultados, conseguimos verificar a abordagem dos artigos no ensino de acústica, principalmente quando utilizados em laboratórios. Essa abordagem consiste em montagens simples, utilizando instrumentos musicais, softwares e Arduino. A partir disso, concluímos que há uma ênfase na falta de abordagens didáticas e metodológicas sobre o ensino de acústica no ensino médio. Essa constatação também serve como reflexão para futuras pesquisas, já que o mapeamento realizado revelou que é possível proporcionar uma aprendizagem efetiva nessa área sem a necessidade de um alto investimento financeiro ou o uso de cálculos complexos.

 

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Biografia do Autor

Amilson Monteiro Miranda Filho, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ciências e Humanidade pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). (Universidade Federal do Amazonas- Brasil).

Vanusa Bezerra Pachêco , Instituto de Saúde e Biotecnologia

Doutora em Ciências: Física Atômica e MolecularInstituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); trabalha no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB); Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Eliana De Macedo Medeiros , Instituto de Saúde e Biotecnologia

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM-PPGECH. Trabalha no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB); Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

MIRANDA FILHO, A. M.; BEZERRA PACHÊCO , V. .; DE MACEDO MEDEIROS , E. . PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA: Um estado do conhecimento relacionado aos conteúdos de acústica no ensino médio e superior público. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025032, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2704. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2704. Acesso em: 7 abr. 2025.

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