PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA: Um estado do conhecimento relacionado aos conteúdos de acústica no ensino médio e superior público
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2704Palavras-chave:
laboratório, ensino de Física, experimentação, aprendizagemResumo
A acústica é um ramo da Física que se dedica ao estudo das ondas sonoras e suas amplas aplicações no cotidiano, incluindo a produção musical por meio de instrumentos, a comunicação através de rádios e a expressão da fala humana. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear trabalhos científicos relacionados às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem dos conteúdos de acústica em instituições de ensino médio e superior, publicados no período de 2014 a 2023. E tem a seguinte problemática: “Quais são os trabalhos científicos relacionados às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem da Física nos conteúdos de acústica em instituições de ensino médio e superior?” Como procedimento metodológico, usamos o estado do conhecimento com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultados, conseguimos verificar a abordagem dos artigos no ensino de acústica, principalmente quando utilizados em laboratórios. Essa abordagem consiste em montagens simples, utilizando instrumentos musicais, softwares e Arduino. A partir disso, concluímos que há uma ênfase na falta de abordagens didáticas e metodológicas sobre o ensino de acústica no ensino médio. Essa constatação também serve como reflexão para futuras pesquisas, já que o mapeamento realizado revelou que é possível proporcionar uma aprendizagem efetiva nessa área sem a necessidade de um alto investimento financeiro ou o uso de cálculos complexos.
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