PROTAGONISMO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE ARTES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: quando o seu ouvir, ver e fazer (in)surge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2336

Palavras-chave:

Currículo de artes. Educação Básica. Preservação da Cultura.

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre o protagonismo das expressões artísticas amazônicas no ensino de artes na/para a educação básica da região Norte do Brasil. Para isso, realizamos levantamento de pesquisas brasileiras cuja amostra final contemplou 16 estudos. No intuito de ampliar o sentido do termo “expressões regionais”, disposto na legislação, buscamos além do próprio termo, por “expressões artísticas”, “expressões locais”, “expressões culturais”, “expressões populares”, “manifestações populares”, “saberes populares” e “saberes tradicionais” juntamente com os descritores “ensino de artes” e “Amazônia”, estes dois últimos permanecendo fixos a cada nova busca. As bases de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Scholar e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Da análise emergiram três categorias: formação docente e/ou dos estudantes, inserção no currículo e preservação cultural. No (in)surgir, as expressões artísticas regionais amazônicas demonstraram diferentes alcances no ensino de artes, como juventude e inclusão, educação quilombola, trabalho, arte a partir de saberes musicais locais, infância e teatro, currículo de artes na escola indígena, tecnologias digitais e formação e prática docente na escola ribeirinha. 

 

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Biografia do Autor

Dalila Marques Lemos, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/UFRR – Polo Manaus. Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Professora/pesquisadora Auxiliar 40hs DE do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR, Boa Vista, Roraima, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação na Amazônia – PGEDA/UFRR. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC).

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

MARQUES LEMOS, D.; BAPTAGLIN, L. A. PROTAGONISMO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE ARTES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: quando o seu ouvir, ver e fazer (in)surge. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023053, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2336. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2336. Acesso em: 22 out. 2024.

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