DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1550

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Imigração, Escola

Resumo

Vivemos em um processo de deslocamento populacional que vem impulsionando a revisão de valores sociais, culturais, políticos e educacionais. Percebemos que esse deslocamento pode ocorrer a partir de crises econômicas e políticas até desastres naturais, o que acabam impulsionando a diversidade cultural e a necessidade de medidas educacionais distintas para o trato com esses sujeitos. Diante deste contexto, objetivamos analisar a diversidade cultural decorrente da imigração nas escolas municipais de Boa Vista/RR, a partir de dados da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2020. Verificamos que o número de alunos matriculados nas suas escolas, provenientes de vários países, trazem consigo características culturais particulares e, consequentemente, a necessidade de outras formas de atuação docente. O estado de Roraima tem características muito fortes de imigração, desde seu projeto de colonização nos anos de 1980, até a intensificação da imigração venezuelana, a partir de 2015. A maior parte destes imigrantes, que adentram pelo estado de Roraima, acabam se concentrando na capital Boa Vista/RR. Com esta realidade houve um aumento expressivo do número de alunos venezuelanos nas escolas municipais, por a enxergarem como uma oportunidade de integração com a nova sociedade. A análise dos dados nos mostra a necessidade de desenvolver práticas educacionais que atendam a diversidade cultural no ambiente escolar. Situação essa, que perpassa pela formação e atuação do profissional docente, mas também pela qualificação da equipe gestora das escolas e da Secretaria Municipal.

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Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Professora Doutora em Educação (UFSM); Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuas (UFRR); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). ORCID https://orcid.org/0000-0002-8137-0913. E-mail:

Patrícia de Sousa Silva Monteiro, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRR); Bolsista CAPEs; Graduada em Pedagogia (UVA-CE).

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

BAPTAGLIN, L. A. .; DE SOUSA SILVA MONTEIRO, P. . DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020142, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1550. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1550. Acesso em: 22 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê