AULAS REMOTAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA COVID-19, PROPOSTO POR UMA SECRETARIA MUNICIPAL E COM A ÓTICA DOS PROFESSORES: Um estudo descritivo-documental
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1633Palavras-chave:
Ensino remoto, Autismo, COVID-19Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar distintos aspectos das aulas remotas com aos alunos com Transtorno do Espectro Autista no ano de 2020. Caracteriza-se como descritiva de corte transversal e documental, utilizando-se de um questionário semiestruturado e análise de documentos. Nos resultados da pesquisa documental foram consideradas as informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação e nos resultados obtidos pela aplicação do questionário foi possível identificar diferença estatística p ≤ 0,05 em 9 das 14 questões. Conclui-se, que deve haver uma sincronização entre os envolvidos no ensino remoto, visando obter melhores resultados com esses os estudantes, uma vez que perante a situação que o Brasil se encontra, as aulas remotas seguem sendo a única opção viável.
Downloads
Referências
ALFARO, L. T.; CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de alegrete/RS. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 7-21, 22 dez. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.
BARROS, L. C.; UHMANN, S. As (im)possibilidades do ensino remoto para o aluno com transtorno do espectro autista. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2020, Vitória. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Vitória: Revista Eletrônica Educação Especial em Debate, 2020. v. 3, p. 1-13. Disponível em: <https://www.periodicos.ufes.br/snee/article/view/34352>. Acesso em: 29 mar. 2021.
BORGES, M. J. G.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. A inclusão do educando autista em tempos de ensino remoto: utopia ou realidade?. In: DIAS, Karina de Araújo (org.). Educação em tempos de pandemia e isolamento: propostas e práticas. Ponta Grossa: Atena, 2021. Cap. 9. p. 99-110.
BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União. 01/04/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020a. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 08 jan. 2021.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. 2020b. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF.
CUNHA, F. I. J. et al. Educação especial inclusiva: os desafios docentes em tempos de pandemia em uma análise de profissionais da educação básica e do ensino superior. In: SILVA, Diego da; DURLO, Carlos Henrique (org.). Inclusão: uma discussão necessária na educação especial. Maringá: Uniedusul, 2020. p. 88-108.
CURY, C. R. J. et al. Associação Paulista do Ministério Público. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. 2020. Disponível em: <https://www.apmp.com.br/artigos/o-aluno-com-deficiencia-e-a-pandemia-c-cury-l-a-ferreira-l-g-ferreira-a-rezende/>. Acesso em: 19 jan. 2021.
EVÊNCIO, K. M. M. Ensino em Tempos de Pandemia: orientações para o processo de ensino inclusivo das crianças com autismo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. ANAIS - Revista CONEDU. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. v. 1, p. 1-11. Disponível em: http://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vii-conedu---edicao-online. Acesso em: 08 jan. 2020.
KONDA, R. O. Ensino Remoto na Perspectiva Inclusiva. 2020. Disponível em: <https://www.revistaacademicaonline.com/products/ensino-remoto-na-perspectiva-inclusiva/>. Acesso em: 08 jan. 2021.
MATOS, J. M. F.; FREITAS, M. C. M. A. Métodos e estratégias de ensino-aprendizagem para crianças com transtornos de espectro autista. 2018. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1458. Acesso em: 11 jan. 2021.
MCCLELLAND, J. A. G. Técnica de Questionário para Pesquisa. 2012. Disponível em: <http://sbfisica.org.br/bjp/download/v06e/v06a06.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2021.
NUNES, R. C. A.; DUTRA, C. M. Ensino remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. 1-19, 28 nov. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Q&A on coronaviruses (COVID-
. 2021. Disponível em:<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub>. Acesso em: 09 jan. 2021
PAULA, J. B.; PEIXOTO, M. F. A inclusão do aluno com autismo na educação infantil: desafios e possibilidades. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 13, n. 26, p. 31-45, out. 2019.
SEMEC - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA (Município). Aprender Sem Limites: projeto de aula remota em tempos de pandemia aos alunos com deficiência do município de Tucuruí. Tucuruí, PARÁ, ago. 2020. p. 1-13. Coordenadoria de Educação Especial Inclusiva.
SOUSA, D. L. S et al. Desafios explicitados por famílias de estudantes com Transtorno do espectro autista (TEA) durante a Pandemia de covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. ANAIS - Revista CONEDU. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. v. 1, p. 1-11. Disponível em: http://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vii-conedu---edicao-online. Acesso em: 18 jan. 2020.
UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19. 2020. Disponível em:<https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 08 jan. 2021.
VIEIRA, D. A.; COSTA, L. S.; MONTEIRO-SANTOS, R. A contribuição do jogo no desenvolvimento motor da criança com Transtorno do Espectro Autista. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020010, 30 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Douglas Alencar Vieira, Ângelo Solano Negrão, Carlos Anderson Assis de Sousa, Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).