AULAS REMOTAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA COVID-19, PROPOSTO POR UMA SECRETARIA MUNICIPAL E COM A ÓTICA DOS PROFESSORES: Um estudo descritivo-documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1633

Palavras-chave:

Ensino remoto, Autismo, COVID-19

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar distintos aspectos das aulas remotas com aos alunos com Transtorno do Espectro Autista no ano de 2020. Caracteriza-se como descritiva de corte transversal e documental, utilizando-se de um questionário semiestruturado e análise de documentos. Nos resultados da pesquisa documental foram consideradas as informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação e nos resultados obtidos pela aplicação do questionário foi possível identificar diferença estatística p ≤ 0,05 em 9 das 14 questões. Conclui-se, que deve haver uma sincronização entre os envolvidos no ensino remoto, visando obter melhores resultados com esses os estudantes, uma vez que perante a situação que o Brasil se encontra, as aulas remotas seguem sendo a única opção viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Alencar Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação Física (PPGEF-UFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS); Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro do grupo de pesquisa Centro de Investigação em Saúde, Atividade Física e Esporte (SAFE-UFS).

Ângelo Solano Negrão, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), Universidade Federal do Pará (UFPA); Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado do Pará (UEPA); Bacharel em Educação Física, Centro Educacional Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA).

Carlos Anderson Assis de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado do Pará (UEPA); Bacharel em Educação Física, Centro Educacional Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Mestre em Ciências da Motricidade Humana, Universidade Castelo Branco (UCB); Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH-UNIT) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Lutas e Esportes de Combate (NEPLEC/UFPA).

Referências

ALFARO, L. T.; CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de alegrete/RS. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 7-21, 22 dez. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BARROS, L. C.; UHMANN, S. As (im)possibilidades do ensino remoto para o aluno com transtorno do espectro autista. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2020, Vitória. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Vitória: Revista Eletrônica Educação Especial em Debate, 2020. v. 3, p. 1-13. Disponível em: <https://www.periodicos.ufes.br/snee/article/view/34352>. Acesso em: 29 mar. 2021.

BORGES, M. J. G.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P. A inclusão do educando autista em tempos de ensino remoto: utopia ou realidade?. In: DIAS, Karina de Araújo (org.). Educação em tempos de pandemia e isolamento: propostas e práticas. Ponta Grossa: Atena, 2021. Cap. 9. p. 99-110.

BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União. 01/04/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020a. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. 2020b. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF.

CUNHA, F. I. J. et al. Educação especial inclusiva: os desafios docentes em tempos de pandemia em uma análise de profissionais da educação básica e do ensino superior. In: SILVA, Diego da; DURLO, Carlos Henrique (org.). Inclusão: uma discussão necessária na educação especial. Maringá: Uniedusul, 2020. p. 88-108.

CURY, C. R. J. et al. Associação Paulista do Ministério Público. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. 2020. Disponível em: <https://www.apmp.com.br/artigos/o-aluno-com-deficiencia-e-a-pandemia-c-cury-l-a-ferreira-l-g-ferreira-a-rezende/>. Acesso em: 19 jan. 2021.

EVÊNCIO, K. M. M. Ensino em Tempos de Pandemia: orientações para o processo de ensino inclusivo das crianças com autismo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. ANAIS - Revista CONEDU. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. v. 1, p. 1-11. Disponível em: http://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vii-conedu---edicao-online. Acesso em: 08 jan. 2020.

KONDA, R. O. Ensino Remoto na Perspectiva Inclusiva. 2020. Disponível em: <https://www.revistaacademicaonline.com/products/ensino-remoto-na-perspectiva-inclusiva/>. Acesso em: 08 jan. 2021.

MATOS, J. M. F.; FREITAS, M. C. M. A. Métodos e estratégias de ensino-aprendizagem para crianças com transtornos de espectro autista. 2018. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1458. Acesso em: 11 jan. 2021.

MCCLELLAND, J. A. G. Técnica de Questionário para Pesquisa. 2012. Disponível em: <http://sbfisica.org.br/bjp/download/v06e/v06a06.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2021.

NUNES, R. C. A.; DUTRA, C. M. Ensino remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. 1-19, 28 nov. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Q&A on coronaviruses (COVID-

. 2021. Disponível em:<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub>. Acesso em: 09 jan. 2021

PAULA, J. B.; PEIXOTO, M. F. A inclusão do aluno com autismo na educação infantil: desafios e possibilidades. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 13, n. 26, p. 31-45, out. 2019.

SEMEC - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA (Município). Aprender Sem Limites: projeto de aula remota em tempos de pandemia aos alunos com deficiência do município de Tucuruí. Tucuruí, PARÁ, ago. 2020. p. 1-13. Coordenadoria de Educação Especial Inclusiva.

SOUSA, D. L. S et al. Desafios explicitados por famílias de estudantes com Transtorno do espectro autista (TEA) durante a Pandemia de covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. ANAIS - Revista CONEDU. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. v. 1, p. 1-11. Disponível em: http://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vii-conedu---edicao-online. Acesso em: 18 jan. 2020.

UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19. 2020. Disponível em:<https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 08 jan. 2021.

VIEIRA, D. A.; COSTA, L. S.; MONTEIRO-SANTOS, R. A contribuição do jogo no desenvolvimento motor da criança com Transtorno do Espectro Autista. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020010, 30 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

ALENCAR VIEIRA, D.; SOLANO NEGRÃO, Ângelo; ASSIS DE SOUSA, C. A. .; BORBA-PINHEIRO, C. J. AULAS REMOTAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA COVID-19, PROPOSTO POR UMA SECRETARIA MUNICIPAL E COM A ÓTICA DOS PROFESSORES: Um estudo descritivo-documental . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020183, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1633. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1633. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos