CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1662

Palavras-chave:

Escala Likert, Alfabetização, Estatística

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa envolvendo possíveis relações existentes entre as crenças de autoeficácia, sob o enfoque de Albert Bandura, e o desempenho de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na resolução de tarefas relacionadas ao letramento estatístico, na perspectiva de Iddo Gal. Participaram deste estudo 163 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 165 da 3ª série do Ensino Médio que responderam a uma escala de autoeficácia associada a resolução de um conjunto de sete itens com tarefas estatísticas. Os resultados dessa pesquisa revelou o teor das crenças de autoeficácia positivas e negativas influenciaram no êxito e fracasso dos alunos na resolução das tarefas. A análise dos protocolos escritos apontaram lacunas no conhecimento estatístico, matemático e habilidades de letramento, interferindo assim no desenvolvimento do letramento estatístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Matemática. Bolsista no Programa Nacional de Pós Doutorado/CAPES na Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Livre-Docente em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil. Orcid iD: .

Referências

BANDURA, A. Self-efficacy. In: RAMACHAUDRAN, V. S. (ed.). Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, 1994, vol. 4, p. 71-81.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. São Paulo: Artmed, 2008.

BRITO, M. R. F. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1996.

BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

COBELLO, L.S.; OLIVEIRA, P.C. Um produto educacional para o letramento estatístico no Ensino Médio. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Sergipe, v. 9, n. 2, p. 187-204, 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GAL, I. Adults’ statistical literacy : meanings, components, responsibilites. International Statistical Review, v. 70, n.1, p. 1-50, 2002.

GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: CONTRERAS, J. M. et al. (ed.). Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3., 2019, Granada. Actas… Granada: Universidade de Granada, 2019. 15 p. Disponível en: http://www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html. Acesso em: 29 jan. 2021.

MARTINS, M. E.G.; PONTE, J.P. Organização e tratamento de dados. Portugal: Ministério da Educação, 2010.

OLIVEIRA, P.C.; MACEDO, P.C. Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico. Educação Matemática em

Revista, São Paulo, v. 23, p. 118-131, 2018.

OLIVEIRA, P.C.;PIROLA, N.A.; MARQUES JUNIOR, E. Validação da escala de crença de autoeficácia de estudantes em relação ao letramento estatístico. Educação Matemática em Revista- RS, Porto Alegre, v.2, n.21, p.137-149, 2020.

PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e autoeficácia: Uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (Eds.). Teoria cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008, pp. 97-114.

SANDER, G. P.; PIROLA, N. A.; BROCARDO, J. Crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas de alunos do ciclo de alfabetização. UTSUMI, M.C. (org.). Pesquisas em psicologia da educação matemática: avanços e atualidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, pp.77-103.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:

Matemática e suas tecnologias – Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio. Coordenação de área: MACHADO, N.J.. 1ª ed. atual. São Paulo: SEE, 2012. 72p.

VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. 4ª ed. Rio de Janeiro: 2011. 345p.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

OLIVEIRA, P. C. .; PIROLA, N. A. . CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020166, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1662. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1662. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos