UM PANORAMA DA QUALIDADE DOS ITENS ELABORADOS PARA O BANCO NACIONAL DE ITENS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA EDIÇÃO DO ENADE DE 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1620

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Superior. Banco Nacional de Itens. ENADE

Resumo

Este artigo se propõe a discutir funcionalidades pedagógicas em uma visão panorâmica da qualidade dos Itens produzindo para o Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) da edição de 2019. Os objetivos foram: descrever os procedimentos da produção de Itens para prova do ENADE; analisar a eficiência da produção de Itens e; propor medidas pedagógicas que possam trazer melhorias no aproveitamento de Itens para o BNI-ENADE. Foi realizada uma revisão bibliográfica documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Os resultados mostraram eficiências positivas no aproveitamento de Itens para todos os cursos avaliados na edição do ENADE de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-graduação em Educação - Área de concentração: Estado, Sociedade e Educação - Brasil.

Referências

Autor: Atair Silva de Sousa Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública e Doutorando pela Universidade Federal de Tocantins (UFT) Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais - Anísio Teixeira - INEP.

Referências Bibliográficas.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro do BNI. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35017-banco-nacional-de-itens . Acesso em 11 de jul. 2020.

CAMPOS, F. C. S. Elaboração da prova do ENADE e no modelo do banco nacional de itens. Dissertação (Mestrado – Programa de pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública. Área de concentração: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) Faculdade de Educação - CAEd/UFJF. Juiz de Fora – MG, 2013.

CERRI, R. Palestra na PUC-Campinas: BNI ENADE. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/proavi-palestra-sobre-bni-seminarios-enade2014.pdf . Acesso em: 13 de jun. 2019.

INEP. Edital de chamada pública. Cadastro de elaboradores e revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI - ES). Brasília: INEP. 2019.

INEP. ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 11 de ago. 2019.

INEP. Guia BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/guia-bni1. Acesso em: 10 de jul. 2019.

INEP. Guia BNI – atualizado em 19 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/guia-bni1. Acesso em: 10 de mai. 2020

INEP. Guia BNI – DAEB. Guia de elaboração e revisão de Itens. v. 1. Brasília: INEP, 2010.

INEP. O que é o BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/banco-nacional-de-itens. Acesso em: 11 de jul. 2019.

INEP. O que é o ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade . Acesso em: 11 de ago. 2019.

INEP. Produção de Itens para prova ENADE. Manifestação Protocolo: nº 23546.025418/2021-09. Brasília: INEP, 2021.

SOARES, M. N. T. HORA, P. M. CASEIRO, L. O Banco Nacional de Itens do ENADE: iniciativa para democratização e avanços nos processos da avaliação da Educação Superior. 2º Simpósio Avaliação da Educação Superior. Porto Alegre, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro do BNI. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35017-banco-nacional-de-itens . Acesso em 11 de jul. 2020.

CAMPOS, F. C. S. Elaboração da prova do ENADE e no modelo do banco nacional de itens. Dissertação (Mestrado – Programa de pós-graduação profissional em gestão e avaliação da educação pública. Área de concentração: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) Faculdade de Educação - CAEd/UFJF. Juiz de Fora – MG, 2013.

CERRI, R. Palestra na PUC-Campinas: BNI ENADE. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/proavi-palestra-sobre-bni-seminarios-enade2014.pdf . Acesso em: 13 de jun. 2019.

INEP. Edital de chamada pública. Cadastro de elaboradores e revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI - ES). Brasília: INEP. 2019.

INEP. ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 11 de ago. 2019.

INEP. Guia BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/guia-bni1. Acesso em: 10 de jul. 2019.

INEP. Guia BNI – atualizado em 19 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/guia-bni1. Acesso em: 10 de mai. 2020

INEP. Guia BNI – DAEB. Guia de elaboração e revisão de Itens. v. 1. Brasília: INEP, 2010.

INEP. O que é o BNI. Disponível em: http://inep.gov.br/banco-nacional-de-itens. Acesso em: 11 de jul. 2019.

INEP. O que é o ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade . Acesso em: 11 de ago. 2019.

INEP. Produção de Itens para prova ENADE. Manifestação Protocolo: nº 23546.025418/2021-09. Brasília: INEP, 2021.

SOARES, M. N. T. HORA, P. M. CASEIRO, L. O Banco Nacional de Itens do ENADE: iniciativa para democratização e avanços nos processos da avaliação da Educação Superior. 2º Simpósio Avaliação da Educação Superior. Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

SOUSA, A. S. de. UM PANORAMA DA QUALIDADE DOS ITENS ELABORADOS PARA O BANCO NACIONAL DE ITENS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA EDIÇÃO DO ENADE DE 2019. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020167, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1620. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1620. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos