A PROVA TEÓRICA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES DO ENADE

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Superior., Banco Nacional de Itens., Educação Superior., Enade., Sinaes.

Resumo

Este estudo se propõe a analisar os preâmbulos em que se apresentam a prova teórica e o Banco Nacional de Itens da educação superior (BNI-Enade) na perspectiva das reformulações ocorridas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Diante do proposto, o objetivo deste estudo foca-se em averiguar em que cenário se apresenta a realidade do BNI-Enade para a construção das provas do Enade, diante das novas proposições da avaliação da qualidade da educação superior. Opta-se por uma metodologia mista, na qual há uma relação para além da dualidade, qualitativa e quantitativa com abordagem exploratória e estudo longitudinal. Além disso, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental e efetuam-se buscas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acrescidas de dados solicitados via portal de acesso à informação do governo federal. Por meio das análises e discussões dos resultados constata-se um nível elevado no grau de importância deste banco de itens no que se refere à prova teórica de conhecimentos do Enade. Ademais, são apontadas oscilações e cenários mutantes no aproveitamento de itens para o BNI-Enade, diante de reformulações dos processos do Enade. Por outro lado, constata-se um avanço nas técnicas de elaboração de itens para este tipo de prova. Tal avanço é percebido nos altos percentuais de itens aceitos pelo Inep na edição de 2024 do Enade.

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Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas E(ducacionais - Anísio Teixeira - Inep.

Doutorando em Educação (área de concentração: Estado, Sociedade e Educação) na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especilalização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especilalização em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação (Licenciatura) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Colabora como parecerista em diversos periódicos, como por exemplo: Periódico: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC; Periódico: Educação em Foco (UEMG); Periódico: INTERFACES DA EDUCAÇÃO (UFMS); Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (UFMS);  Periódico: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) (IFRN); Periódico: #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS).

 

Verônica Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Graduando em Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB). Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Brasília (IFB). Atuou como estagiária de ensino no Colégio Madre Carmen Salles e atualmente atua como estagiária de ensino no Colégio Ciman. 

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

SOUSA, A. S. de; SOUSA, V. A PROVA TEÓRICA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES DO ENADE. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025040, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2851. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2851. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

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Artigos