A PROVA TEÓRICA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES DO ENADE
Palavras-chave:
Avaliação da Educação Superior., Banco Nacional de Itens., Educação Superior., Enade., Sinaes.Resumo
Este estudo se propõe a analisar os preâmbulos em que se apresentam a prova teórica e o Banco Nacional de Itens da educação superior (BNI-Enade) na perspectiva das reformulações ocorridas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Diante do proposto, o objetivo deste estudo foca-se em averiguar em que cenário se apresenta a realidade do BNI-Enade para a construção das provas do Enade, diante das novas proposições da avaliação da qualidade da educação superior. Opta-se por uma metodologia mista, na qual há uma relação para além da dualidade, qualitativa e quantitativa com abordagem exploratória e estudo longitudinal. Além disso, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental e efetuam-se buscas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acrescidas de dados solicitados via portal de acesso à informação do governo federal. Por meio das análises e discussões dos resultados constata-se um nível elevado no grau de importância deste banco de itens no que se refere à prova teórica de conhecimentos do Enade. Ademais, são apontadas oscilações e cenários mutantes no aproveitamento de itens para o BNI-Enade, diante de reformulações dos processos do Enade. Por outro lado, constata-se um avanço nas técnicas de elaboração de itens para este tipo de prova. Tal avanço é percebido nos altos percentuais de itens aceitos pelo Inep na edição de 2024 do Enade.
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