MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1530

Palavras-chave:

Didática, Formação docente, Reflexão crítica

Resumo

Este artigo visa a inspirar discussões acerca da didática como movimento em defesa de uma formação docente de qualidade, no rumo das necessárias mudanças que devem ocorrer para a consolidação de práticas que venham a questionar o meio e assim construir alternativas comprometidas com a dignidade do povo. Isto posto, o estudo debruçou-se sobre o seguinte questionamento: Qual o sentido da didática em nosso tempo? Para tanto, apresentou-se como objetivo refletir sobre as circunstâncias que envolvem a didática na atualidade no horizonte da formação docente. Metodologicamente, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e teve como método o estudo bibliográfico. O aporte teórico baseou-se em autores como Candau (2020), Freire (2018; 2019), Marin (2018), Pimenta (2019) e Saviani (2008). Destarte, realça a necessidade de discussões permanentes sobre as práticas pedagógicas, ao considerar a didática no âmbito da concepção crítica como via de modificar o cenário atual que obstaculiza a transformação social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Especialista em Psicopedagogia clínica, institucional e hospitalar (UNICHRISTUS). Graduada em Pedagogia (UECE). Bolsista CAPES em regime de Dedicação Exclusiva. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1786-1339. E-mail: julieta.sales@aluno.uece.br

 

Livia Cavalcante Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista CAPES em regime de Dedicação Exclusiva. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5381-2406. E-mail: livia-c-vieira@live.com

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4443-4778.E-mail: maria.marina@uece.br

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação (USP). Pós-doutorado em Educação (USP). Mestre em Educação (UFC). Graduada em Letras e em Pedagogia (URCA). Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6600-1194. E-mail: socorro_lucena@uol.com.br

Referências

ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BOSI, A. Colônia, culto e cultura. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 11-64.

CANDAU, V. M. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, V. M.; CRUZ, G. B. da; FERNANDES, C. (Org.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 22-32.

CAVALCANTE, M. M. D.; SILVA, S. P. Conhecimento, método e pesquisa bibliográfica: reflexões epistemológicas e metodológicas. In: NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S. de; NUNES, J. B. C. (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011.

CEZAR, M. dos S. Saberes em relações dialógicas: “não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1247-1258, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31509. Acesso em: 08 mar. 2021.

DIAS, L. F.; FERREIRA, M. Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 391-411, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643. Acesso em: 08 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 57 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FRANCO, M. A. do R. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

JUNGES, F. C.; KETZER, C. M.; OLIVEIRA, V. M. A. de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.9, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 08 mar. 2021.

MARIN, A. J. A didática, as práticas de ensino e alguns princípios para a pesquisa e a docência. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Didática: teoria e pesquisa [recurso eletrônico]. 2 ed. Araraquara: Junqueira&Marin: Ceará: UECE, 2018. Disponível em: https://docero.com.br/doc/n00xns1. Acesso em: 05 fev. 2021.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2019.

NETA, A. A. de C.; MOURA, J. da S.; CARDOSO, B. L. C.; NUNES, C. P. contextos da precarização docente na educação brasileira. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-25, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1261. Acesso em: 11 mar. 2021.

PIMENTA, S. G. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, M.; ORLANDO, C.; ZEN, G. (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. rev. e ampl. Campinas: Autores associados, 2008.

SILVA, J. P. G. da; SALES, M. J. F. S. e; CAVALCANTE, M. M. D. O alinhamento do pensamento freireano com o ser humano: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 01-31, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1500. Acesso em: 10 mar. 2021.

SOARES, G. L.; SILVA, J. F. A influência do neoliberalismo na educação: reflexo na formação docente. Revista Professare, Caçador, v.7, n.1, p. 26-40, 2018. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/1531.

Acesso em: 06 mar. 2021.

STASCXAK, F. M.; SALES, M. J. F. S. e; COSTA, C. C. da; BARBOSA, T. C. L. Vicissitudes da formação de professores no Brasil. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF) 1., 2020, Redenção. Anais [...] Redenção: UNILAB, 2020. p. 1-12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/cief2020/. Acesso em: 30 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-03-19 — Atualizado em 2021-03-19

Como Citar

FAI SERPA E SALES, M. J. .; CAVALCANTE VIEIRA, L. .; DIAS CAVALCANTE, M. M. .; LUCENA LIMA, M. S. . MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020128, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1530. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1530. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos