A FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DILEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1534

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Física, Ensino

Resumo

A pesquisa sobre formação de professores de Educação Física (EF) vem impulsionando intensos debates, principalmente desde a década de 1980, quando o campo começa a se questionar sobre os conhecimentos que o constituem e o papel que desempenha na sociedade. Diferentes posicionamentos disputam espaço nas discussões sobre as funções sociais, autonomia e legitimidade da Educação Física, incorporando um amplo espectro de argumentações que vão desde aqueles que defendem um foco na perspectiva da aptidão física e no desenvolvimento das dimensões biológicas e psicológicas, até aqueles que defendem perspectivas sociológicas e socioculturais da Educação Física (BRACHT, 1992). Deste modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura nacional que descreve e discute os principais problemas de pesquisa relacionados à formação de professores de Educação Física, nos contextos do Ensino Superior e da Educação Básica. Para realizar a presente revisão, concentramo-nos na literatura nacional, a partir de buscas em três aplicativos (Google Acadêmico, Capes e Scielo). Com base na análise dos artigos, pode-se concluir que de maneira geral, os estudos apontam a questão da prática do professor de Educação Física como um contexto importante para estudar e pesquisar esse profissional, uma vez que sua identidade ainda se configura em educar, em sua grande maioria, o corpo biológico.

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Biografia do Autor

Sarah Berrios Kreuger, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6742-7004. E-mail: sarahkreuger@gmail.com

Paula Ramos , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8231-1237. E-mail: paularamos.ufrj@gmail.com

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Publicado

2021-03-20

Como Citar

BERRIOS KREUGER, S. .; RAMOS , P. . A FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DILEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020130, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1534. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1534. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos