MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1659

Palavras-chave:

Participação Social. Plano Municipal de Educação. Monitoramento e Avaliação. Planejamento Educacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como se evidencia a participação da sociedade civil no monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação dos Municípios da Zona da Mata Mineira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e documental, desenvolvida por meio de consulta à página eletrônica do Plano Nacional de Educação do Ministério da Educação (PNE/MEC), a fim de identificar os relatórios de monitoramento e avaliação encaminhados por esses municípios. Em um segundo momento foi realizada leitura dos relatórios com o objetivo de identificar os sujeitos sociais coletivos cuja participação foi predominante nesses municípios. Os resultados apontam uma lacuna entre o percentual de planos elaborados pelos municípios e a quantidade de relatórios de monitoramento apresentados. Também se destaca a escassa participação de instâncias da sociedade civil em parte dos municípios analisados, ressaltando, nesse contexto, o Conselho Municipal de Educação que, entre outros órgãos representativos da sociedade, de modo geral, registrou participação em 60% dos relatórios elaborados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela USP, com pós-doutoramento pela mesma instituição. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) e é coordenadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

Referências

BORDIGNON, G. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de, MARTINS, Angela Maria (orgs.). Planos de Educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

BRASIL. PNE em Movimento. Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação. Brasília, DF, 2016. Disponível em:< http://pne.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/pne_pme_caderno_de_orientacoes_final.PDF>. Acesso em: 04 mar. 2020.

______. Câmara dos Deputados. Decreto Nº 9.759, de 11 de abril de 2019. Brasília, DF, abril, 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselho escolares: uma estratégia de gestão democrática da gestão pública, caderno 6, Brasília, DF, 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_gen.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2020.

CARDOSO JR., J. C. (org). Planejamento Brasil século XXI: inovação institucional e refundação administrativa – elementos para o pensar e o agir. Brasília: IPEA, 2015.

DOURADO, L. F.; GROSSI JUNIOR, G.; FURTADO R.A. Monitormanento e avaliaçãodos planos de educação: brves contribuiç~ies. Revista Brasileita de Polpitica e Administração da Educação. [S.l.], v. 32, n.2, p.449-461, ago. 2016. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/67198 >. Acesso em: 04 mar. 2019.

GARCIA, R. C. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 23, p. 7-70, jun. 2001.

GOHN, M. G. Empoderamento e participação da comunisade m políticas sociais. Revista Saúde e sociedade, v.13, n.2, p.20-31, maio/ago.2004.

MACEDO, P. S. N. de. Democracia participativa na Constituição Brasileira. Revista de Informação Legislativa. Brasília, DF: Senado Federal – Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília, ano 45, n. 178, abril/junho, 2008. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/496910 >. Acesso em: 03 mar. 2019.

OLIVEIRA, M. S., FERNANDES, M. D. E., SCAFF, E. A. S. Município, poder local e planos municipais de educação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article /view/15312/8606. Acesso em: 24 abr. 2021.

ROCHA, M.C.G. da (Org.). Reflexões para ibero-América: avaliação de programas sociais. Brasília: Enap, 2009, p. 25-42. Disponível em: <http://antigo.enap.gov.br/files/Caderno_EIAPPProgramas_Sociais.pdf>. Acesso em: 19 out. 2019.

RUA, M. das G. Avaliação de Políticas, Programas e Projetos: Notas Introdutórias, 2010. Versão atualizada. Disponível em: https://docplayer.com.br/10008399-Avaliacao-de-politicas-programas-e-projetos-notas-introdutorias-versao-atualizada-em-2010.html. Acesso em: 05 mai. 2020.

SAVIANI, D. Entrevista. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 231-246, jul./dez. 2014. Disponível em: www.esforce.org.br. Acesso em: 24 abr.2021.

SCAFF, E.A.S.; OLIVEIRA, M DOS, S.; LIMA,S. E. de. O planejameto educacional frente às fragilidades da democracia basileira. Educação e Temática Digital – ETD. Campinas, SP, v.20, n.4, p. 905-923 out./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs /index.php/etd/article/download/8649255/18668/ >. Acesso em:16 mar. 2020.

TEIXEIRA, S. M. Descentralização e partiicpação social: o novo desenho das políticas sociais. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n.2, p.154-163, dez., 2007. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802007000200003&lng= en&nrm=iso >. Acesso em: 02 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

SANTOS, R.; ALVES DA SILVA SCAFF, E. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020173, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1659. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1659. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê