COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600

Palavras-chave:

Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.

Resumo

Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais.

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Biografia do Autor

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); UFSCar-Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação (Linha de Pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"); Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar); Bolsista do CNPq.

Mariany Fonseca Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licencianda em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); UFSCar-Brasil; Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar); Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutor em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP); UFSCar-Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática", e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Matemática (INMA), de Campo Grande-MS, linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo"; Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

ABREU SILVA, D.; FONSECA GARCIA, M. .; TEODORO CIRÍACO, K. COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020168, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos