PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: um olhar a partir do IRaMuTeQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690

Palavras-chave:

Educação, IRaMuTeQ, Amazônia Legal Brasileira

Resumo

Este artigo resulta de um estudo em dissertações e teses desenvolvidas na área de abrangência da Educação Matemática, em programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas na Amazônia Legal Brasileira (ALB) e que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), primeiro Doutorado em Educação em Rede do país. Ele teve como objetivo analisar as temáticas mais relevantes presentes nessas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja busca das produções defendidas no período 2013 a 2020 deu-se por meio eletrônico no repositório do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após o refinamento, selecionou-se 119 produções, sendo 88 dissertações e 31 teses. A mineração de textos deu-se a partir do uso do software IRaMuTeQ, o qual permite o processamento dos dados, a partir do corpus textual composto pelos resumos das produções acadêmicas, e, na sequência, realizou-se a interpretação dos resultados apresentados pelo software. A Classificação Hierárquica Descendente (CHD) da lexicografia apresentou quatro classes: Formação de professores, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento de estudos empíricos e estudos de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Já a Análise de Similitude dos dados possibilitou a visualização da coocorrência entre as palavras contidas no corpus. A análise dos resultados apresentados pelo software mostra que as pesquisas sobre a Educação Matemática nessas instituições concentram-se nas temáticas de formação de professores, análise do processo de ensino e aprendizagem, currículo e dificuldades de aprendizagem em matemática.

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Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT); Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saberes e Fazeres em contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE); Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

DOS SANTOS CARNEIRO, R.; VIZOLLI, I. . PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: um olhar a partir do IRaMuTeQ. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020190, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1690. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos