PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: um olhar a partir do IRaMuTeQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690

Palavras-chave:

Educação, IRaMuTeQ, Amazônia Legal Brasileira

Resumo

Este artigo resulta de um estudo em dissertações e teses desenvolvidas na área de abrangência da Educação Matemática, em programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas na Amazônia Legal Brasileira (ALB) e que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), primeiro Doutorado em Educação em Rede do país. Ele teve como objetivo analisar as temáticas mais relevantes presentes nessas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja busca das produções defendidas no período 2013 a 2020 deu-se por meio eletrônico no repositório do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após o refinamento, selecionou-se 119 produções, sendo 88 dissertações e 31 teses. A mineração de textos deu-se a partir do uso do software IRaMuTeQ, o qual permite o processamento dos dados, a partir do corpus textual composto pelos resumos das produções acadêmicas, e, na sequência, realizou-se a interpretação dos resultados apresentados pelo software. A Classificação Hierárquica Descendente (CHD) da lexicografia apresentou quatro classes: Formação de professores, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento de estudos empíricos e estudos de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Já a Análise de Similitude dos dados possibilitou a visualização da coocorrência entre as palavras contidas no corpus. A análise dos resultados apresentados pelo software mostra que as pesquisas sobre a Educação Matemática nessas instituições concentram-se nas temáticas de formação de professores, análise do processo de ensino e aprendizagem, currículo e dificuldades de aprendizagem em matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT); Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saberes e Fazeres em contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE); Palmas, Tocantins, Brasil.

Referências

BENCHIMOL, S. Amazônia: formação social e cultural. 3. ed. Manaus: Valer, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ. Florianópolis: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS), Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

CIRANI, C. B. S.; CAMPANARIO, M. A.; SILVA, H. H. M. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Revista de Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba-SP, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/8CnjZmYsCs7xkrWKn7vj9Nd/?lang=pt. Acesso em: 17 junho 2021.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Coleção perspectivas em Educação Matemática. Campinas-SP, Papirus, 1996.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas de Matemática. 12. ed. 9. Imp. São Paulo: Ática, 2005.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, A. A. S.; ROLIM, C. L. A.; VIZOLLI, I. Educação matemática: entre trilhas curriculares. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT, v. 10, n. 1, p. 289-303, jan./jum. 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1245/1423. Acesso em: 10 junho 2021.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, I. A. Tendências Metodológicas no ensino de matemática. Belém: EdUFPA, 2008.

MORAIS, E. A. M.; AMBRÓSIO, A. P. L. Mineração de Textos. Relatório técnico, RT-INF 005-07. Goiás: Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2007. Disponível em: https://ww2.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_005-07.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.

PEREIRA, F. A.; DE PINHO, M. J.; PINHO, E. M. C. A década da educação e as políticas de formação de professores: um convite à reflexão. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p.104-115, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18786. Acesso em: 10 ago. 2021.

RAMOS, H. S. C.; BRÃSCHER, M. Aplicação da descoberta do conhecimento em textos para apoio à construção de indicadores infométricos para a área de C&T. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 56-68, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1245/1423. Acesso em: 10 junho 2021.

ROCHA, J. D. T.; COELHO, W. N. B.; HORA, D. L. Currículo e ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a rede EDUCANORTE. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-TO, v. 8, n. 39, p. 323-339, março 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/110. Acesso em: 10 agosto 2021.

ROCHA, D.; IRONDES COELHO, M. Currículos e curricularização da formação docente contemporânea nos mestrados em educação da UFPA, UEPA, UFT na/da Amazônia Brasileira. Revista Exitus, Santarém/PA, vol. 11 p. 01-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552. Acesso em: 20 ago. 2021.

SANTOS, T. F. A. M. A educação no desenvolvimento da Amazônia. Universidade Federal do Pará (UFPA), 2014.

SANTOS, D.; SALOMÃO, R.; VERÍSSIMO, A. Fatos da Amazônia 2021. Amazônia 2030. Centro de Empreendedorismo da Amazônia, 2021. Disponível em: https://amazonia2030.org.br/wp-content/uploads/2021/04/AMZ2030-Fatos-da-Amazonia-2021-3.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

SOUSA, Y. S. O.; GONDIM, S. M. G.; CARIAS, I. A.; BATISTA, J. S.; MACHADO, K. C. M. O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. São João del-Rei, v. 15, n. 2, p. 1-19, abr./jun. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/index. Acesso em: 10 julho 2021.

SOUZA, M. A. R.; WALL, M. L.; THULER, A. C. M. C.; LOWEN, I. M. V.; PERES, A. M. P. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 52, p. 1-7, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353. Acesso em: 10 ago. 2021.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em: 08 ago. 2021.

VIZOLLI, I.; DE SÁ, P. F. Um estado do conhecimento em relação a formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na Amazônia Legal Brasileira. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 650-669, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.11022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11022. Acesso em: 18 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

DOS SANTOS CARNEIRO, R.; VIZOLLI, I. . PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: um olhar a partir do IRaMuTeQ. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020190, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1690. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos