DOSSIÊ TEMÁTICO: Vicissitudes de uma década
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1701Palavras-chave:
Dossiê, Educação, Revista ExitusResumo
É com muita satisfação que apresentamos o Dossiê comemorativo aos dez anos da Revista Exitus. Na classificação de bodas e jubileus, dez anos remete ao estanho, elemento químico classificado como um metal maleável e resistente que, ao formar ligações químicas pode tanto doar quanto receber elétrons para atingir a estabilidade.
Tendo seu primeiro número publicado em 2011, a Revista Exitus, a exemplo do estanho, recebe força das políticas de fortalecimento da Universidade pública, materializadas na criação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em 2009, e também confere força ao movimento de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade, efetivado em 2013.
Maleabilidade e resistência são características apropriadas para definir a revista Êxitus, cujo cenário progressista de criação se reverte nos anos seguintes por influência de movimentos radicais conservadores que ameaçam qualquer forma de organização e avanço da ciência no Brasil. Nessa conjuntura, a resistência da Revista Êxitus se expressa pela interlocução que estabelece com pesquisadores/as em nível nacional e internacional, expandindo suas bases de indexação para a América Latina e a Europa.
Downloads
Referências
Revista Exitus, n. 11, e020171, 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).