CONTORNOS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1657

Palavras-chave:

Gestão escolar. Diretores escolares. Questionário contextual.

Resumo

Este artigo explora as respostas dos questionários contextuais dos diretores na Prova Brasil de 2007 e 2015 com o objetivo de analisar informações relativas ao perfil dos diretores e às práticas de gestão escolar democrática por eles declaradas. O tratamento das informações arquivadas nos microdados do banco de dados do Inep foi realizado por meio do software R. Os resultados do estudo apontam para um perfil do gestor escolar brasileiro majoritariamente do sexo feminino (80%), com ensino superior (94,08%), formado há mais de 8 anos (77,5%) e com especialização (74,5%). Destaca-se a redução do percentual de diretor que ingressou no cargo por meio de eleição (36,8% em 2007 e 32,1% em 2015), o aumento de acesso ao cargo por indicação (42,8% em 2007 e 51% em 2015) e, em 2015, a opção de concurso como alternativa para ingresso no cargo, sendo que o estado São Paulo se sobressai com 35,9% dos diretores concursados.

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Biografia do Autor

Cristiane Machado, UNICAMP

Docente no DEPASE (Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) na Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Gestão Educacional e Avaliação Educacional.

Maria Helena Bravo, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação na Faculdade de Educação da USP. Participa do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Avaliação Educacional - Gepave na FEUSP. 

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

MACHADO, C.; BRAVO, M. H. . CONTORNOS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020177, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1657. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1657. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê