A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674Palavras-chave:
Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.Resumo
O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. et al. Grupos empresariais na educação básica pública brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 134, p.113-131, jan mar., 2016.
ADRIÃO, T. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de "sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educação & Sociedade [online]. 2009, v. 30, n. 108 [Acessado 26 Julho 2021] , pp. 799-818. Disponível em: Epub 13 Maio 2010. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300009.
BERTOLETTI, E. L. F. (1897-1970), escritor de e sobre literatura infantil e juvenil. In: MORTATTI, MRL., et al., orgs. Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 169-194. ISBN 978-85-68334-36-2. Available from SciELO Books.
FREIRE, P. a Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Alfabetização no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido. In: MORTATTI, M.R.L. Letrar é preciso, alfabetizar não basta ... mais? In: SCHOLZE, L.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Teorias e práticas do letramento. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. – Campinas, Autores Associados, 2015.
MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política do capital: Lisboa: Estampa, 1973.
MARX, K. Para a crítica da economia política do capital: o rendimento e suas fontes. tradução de Edgard Malagodi, Ed. Nova Cultural: São Paulo, 1999.
MARX, K. O processo de trabalho e processo de produzir mais-valia. In: O capital: o processo de produção do capital vol. I. 31ª ed. – tradução de Reginaldo Sant’anna, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. p. 211-231.
MORTATTI, M. do R. L.; FRADE, I. C. A. da S. (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? – Marília, Editora Unesp, 2014.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo - 1876/1994. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.
MORTATTI, M. do R. L. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006.
MOURÃO, A. R. B. A empresa qualificante: construção possível? In: A fábrica como espaço educativo. – São Paulo: Scortecci, 2006.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 9ª ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Escola e democracia, 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: novas aproximações, Campinas: Autores Associados, 2019.
SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB; São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.
PIAGET, J. Les formes élémentaires de la dialectique. Ed. idées/galimard: Suisse, 1980.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1996.
NOVACK, George. Introdução à lógica marxista. Belém, Universidade Federal do Pará, 1993.
ORSO, P. J. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, à sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, [S.I.], v. 10, n. 1, p. e020048, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020V10N11d11432. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432. Acesso em: 18ago.2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).