A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674

Palavras-chave:

Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.

Resumo

O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Fernandes TORRES, UFAM/Educanorte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA, Polo da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMED/Manaus/Brasil; Grupo de Pesquisa: Gênero, Trabalho e Educação; Bolsista do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. 

Arminda Rachel Botelho MOURÃO, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação em História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC; Professora Titular Universidade Federal do Amazonas; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA, do Polo da Universidade Federal do Amazonas – UFAM-Brasil.

Referências

ADRIÃO, T. et al. Grupos empresariais na educação básica pública brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 134, p.113-131, jan mar., 2016.

ADRIÃO, T. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de "sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educação & Sociedade [online]. 2009, v. 30, n. 108 [Acessado 26 Julho 2021] , pp. 799-818. Disponível em: Epub 13 Maio 2010. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300009.

BERTOLETTI, E. L. F. (1897-1970), escritor de e sobre literatura infantil e juvenil. In: MORTATTI, MRL., et al., orgs. Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 169-194. ISBN 978-85-68334-36-2. Available from SciELO Books.

FREIRE, P. a Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Alfabetização no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido. In: MORTATTI, M.R.L. Letrar é preciso, alfabetizar não basta ... mais? In: SCHOLZE, L.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Teorias e práticas do letramento. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. – Campinas, Autores Associados, 2015.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política do capital: Lisboa: Estampa, 1973.

MARX, K. Para a crítica da economia política do capital: o rendimento e suas fontes. tradução de Edgard Malagodi, Ed. Nova Cultural: São Paulo, 1999.

MARX, K. O processo de trabalho e processo de produzir mais-valia. In: O capital: o processo de produção do capital vol. I. 31ª ed. – tradução de Reginaldo Sant’anna, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. p. 211-231.

MORTATTI, M. do R. L.; FRADE, I. C. A. da S. (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? – Marília, Editora Unesp, 2014.

MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo - 1876/1994. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

MORTATTI, M. do R. L. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006.

MOURÃO, A. R. B. A empresa qualificante: construção possível? In: A fábrica como espaço educativo. – São Paulo: Scortecci, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 9ª ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Escola e democracia, 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: novas aproximações, Campinas: Autores Associados, 2019.

SCOCUGLIA, A. C. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB; São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

PIAGET, J. Les formes élémentaires de la dialectique. Ed. idées/galimard: Suisse, 1980.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1996.

NOVACK, George. Introdução à lógica marxista. Belém, Universidade Federal do Pará, 1993.

ORSO, P. J. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, à sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, [S.I.], v. 10, n. 1, p. e020048, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020V10N11d11432. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432. Acesso em: 18ago.2021.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

TORRES, R. F.; MOURÃO, A. R. B. A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020195, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos