EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1565Palavras-chave:
Conferência., Educação na atualidade, PerspectivasResumo
Embora o sentido geral da educação permaneça sempre o mesmo nas distintas épocas históricas, ou seja, formar o ser humano, tal incumbência assume contornos e sentidos distintos em função das condições materiais, culturais, econômicas e espirituais, próprias de cada época. Este contexto de permanente instabilidade facilmente induz o estudioso da educação ao risco de leituras segmentadas, conferindo a cada recorte histórico certa fixidez artificial, desconsiderando o permanente transcurso entre permanência, obsolescência e inovação, próprio da dinâmica histórica, tanto geral quanto educacional.
Downloads
Referências
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BUDE, H. Gesellschaft der Angst. Hamburg: Hamburger Edition, 2016.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum - Ensaio sobre a Revolução no Século XXI. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.
DUFOUR, D-R. A Arte de Reduzir as Cabeças - Sobre a nova servidão na sociedade Ulteraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
GALLO, S.; MENDONÇA, S. A Escola uma questão pública. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo Presente - O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
HERMANN, N. Autocriação Horizonte Comum - Ensaios sobre educação ética-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
HERMANN, N. Ética e Educação: outra sensibilidade. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2014.
HERMANN, N. Pluralidade e Ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
LIMA, L. Aprender para ganhar, conhecer para competir - sobre a subordinação da educação na ‘sociedade de aprendizagem’. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
MISSELHORN, C. Grundfragen der Maschinenethik. Stuttgart: Reclam, 2018.
NUSSBAUM, M. Sem Fins Lucrativos - Porque democracia precisa das humanidades. Livraria Martins Fontes: São Paulo, 2015.
O’NEIL, C. Algoritmos de Destruição de Massa - como o big data aumenta a desigualdade e destrói a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.
SENNET, R. A Cultura do Novo Capitalismo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).