EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1565

Palavras-chave:

Conferência., Educação na atualidade, Perspectivas

Resumo

Embora o sentido geral da educação permaneça sempre o mesmo nas distintas épocas históricas, ou seja, formar o ser humano, tal incumbência assume contornos e sentidos distintos em função das condições materiais, culturais, econômicas e espirituais, próprias de cada época. Este contexto de permanente instabilidade facilmente induz o estudioso da educação ao risco de leituras segmentadas, conferindo a cada recorte histórico certa fixidez artificial, desconsiderando o permanente transcurso entre permanência, obsolescência e inovação, próprio da dinâmica histórica, tanto geral quanto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Goergen, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Filosofia da educação na Universidade de Munique/Alemanha. Pós-doutorado no Instituto Max Planck, de Berlim. Pós-doutorado na Universidade de Bochum/Alemanha. Prof. titular aposentado na Unicamp; Prof. titular aposentado da UNISO. Prof. Colaborador da Unicamp. Conferencista e autor de livros e artigos.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BUDE, H. Gesellschaft der Angst. Hamburg: Hamburger Edition, 2016.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum - Ensaio sobre a Revolução no Século XXI. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.

DUFOUR, D-R. A Arte de Reduzir as Cabeças - Sobre a nova servidão na sociedade Ulteraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

GALLO, S.; MENDONÇA, S. A Escola uma questão pública. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo Presente - O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

HERMANN, N. Autocriação Horizonte Comum - Ensaios sobre educação ética-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

HERMANN, N. Ética e Educação: outra sensibilidade. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2014.

HERMANN, N. Pluralidade e Ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

LIMA, L. Aprender para ganhar, conhecer para competir - sobre a subordinação da educação na ‘sociedade de aprendizagem’. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

MISSELHORN, C. Grundfragen der Maschinenethik. Stuttgart: Reclam, 2018.

NUSSBAUM, M. Sem Fins Lucrativos - Porque democracia precisa das humanidades. Livraria Martins Fontes: São Paulo, 2015.

O’NEIL, C. Algoritmos de Destruição de Massa - como o big data aumenta a desigualdade e destrói a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

SENNET, R. A Cultura do Novo Capitalismo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006.

WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2001.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

GOERGEN, P. . EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020155, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1565. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1565. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência