EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1565

Palavras-chave:

Conferência., Educação na atualidade, Perspectivas

Resumo

Embora o sentido geral da educação permaneça sempre o mesmo nas distintas épocas históricas, ou seja, formar o ser humano, tal incumbência assume contornos e sentidos distintos em função das condições materiais, culturais, econômicas e espirituais, próprias de cada época. Este contexto de permanente instabilidade facilmente induz o estudioso da educação ao risco de leituras segmentadas, conferindo a cada recorte histórico certa fixidez artificial, desconsiderando o permanente transcurso entre permanência, obsolescência e inovação, próprio da dinâmica histórica, tanto geral quanto educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Goergen, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Filosofia da educação na Universidade de Munique/Alemanha. Pós-doutorado no Instituto Max Planck, de Berlim. Pós-doutorado na Universidade de Bochum/Alemanha. Prof. titular aposentado na Unicamp; Prof. titular aposentado da UNISO. Prof. Colaborador da Unicamp. Conferencista e autor de livros e artigos.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BUDE, H. Gesellschaft der Angst. Hamburg: Hamburger Edition, 2016.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum - Ensaio sobre a Revolução no Século XXI. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.

DUFOUR, D-R. A Arte de Reduzir as Cabeças - Sobre a nova servidão na sociedade Ulteraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

GALLO, S.; MENDONÇA, S. A Escola uma questão pública. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo Presente - O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

HERMANN, N. Autocriação Horizonte Comum - Ensaios sobre educação ética-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

HERMANN, N. Ética e Educação: outra sensibilidade. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2014.

HERMANN, N. Pluralidade e Ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

LIMA, L. Aprender para ganhar, conhecer para competir - sobre a subordinação da educação na ‘sociedade de aprendizagem’. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

MISSELHORN, C. Grundfragen der Maschinenethik. Stuttgart: Reclam, 2018.

NUSSBAUM, M. Sem Fins Lucrativos - Porque democracia precisa das humanidades. Livraria Martins Fontes: São Paulo, 2015.

O’NEIL, C. Algoritmos de Destruição de Massa - como o big data aumenta a desigualdade e destrói a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

SENNET, R. A Cultura do Novo Capitalismo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006.

WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2001.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

GOERGEN, P. . EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020155, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1565. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1565. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Conferência