OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1514

Palavras-chave:

Ruralismo Pedagógico, Formação de Professores, Cursos de Especialização Rural, Estado de São Paulo

Resumo

Este trabalho pretende colaborar com a construção da memória da educação do campo, tendo por objetivo descrever e analisar os Cursos de Especialização Rural ofertados nas décadas de 1930 e 1940, com o intuito de preparar os professores para o trabalho nas escolas rurais do interior do estado de São Paulo, iniciativa influenciada pelo Ruralismo Pedagógico, movimento que defendia a educação rural enquanto ferramenta para a fixação do homem na terra. Por tratar-se de pesquisa de cunho histórico, valeu-se de revisão bibliográfica e pesquisa documental que se dedicou a um anuário de ensino; decretos; leis e notícias de jornais. Assim, conclui-se que o currículo prático (alicerçado em noções de agricultura, pecuária e higiene) dos Cursos de Especialização Rural não foi suficiente para levar adiante os ideais ruralistas. Dado que, a educação por si só não é capaz de conter um movimento de ordem social e econômica, materializado na migração da população do meio rural para as cidades.

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Referências

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Publicado

2021-01-27 — Atualizado em 2021-01-27

Como Citar

BASSO, J. OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020124, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1514. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1514. Acesso em: 28 set. 2024.

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Artigos