OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1514

Palavras-chave:

Ruralismo Pedagógico, Formação de Professores, Cursos de Especialização Rural, Estado de São Paulo

Resumo

Este trabalho pretende colaborar com a construção da memória da educação do campo, tendo por objetivo descrever e analisar os Cursos de Especialização Rural ofertados nas décadas de 1930 e 1940, com o intuito de preparar os professores para o trabalho nas escolas rurais do interior do estado de São Paulo, iniciativa influenciada pelo Ruralismo Pedagógico, movimento que defendia a educação rural enquanto ferramenta para a fixação do homem na terra. Por tratar-se de pesquisa de cunho histórico, valeu-se de revisão bibliográfica e pesquisa documental que se dedicou a um anuário de ensino; decretos; leis e notícias de jornais. Assim, conclui-se que o currículo prático (alicerçado em noções de agricultura, pecuária e higiene) dos Cursos de Especialização Rural não foi suficiente para levar adiante os ideais ruralistas. Dado que, a educação por si só não é capaz de conter um movimento de ordem social e econômica, materializado na migração da população do meio rural para as cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSO, J. D. O Ruralismo Pedagógico no estado de São Paulo nas Décadas de 1930 e 1940: as Escolas Normais, os Cursos de Especialização, as Escolas Técnicas e os Clubes Agrícolas. 2018. 202f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos/SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9843 Acesso em: 08 out. 2019.

BASSO, J. D. As escolas no campo e as salas multisseriadas no estado de São Paulo: um estudo sobre as condições da educação escolar. 2013. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Collação de grau dos professores ruraes. Ano XXXIX, n. 8848. São Carlos, 10 de janeiro de 1937, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Curso de Aperfeiçoamento Rural da Nossa Escola Normal: Sua inauguração amanhã, com a presença do dr. Almeida Junior, Director do Ensino. Ano XXXVIII, n. 8777. São Carlos, 30 de agosto de 1936, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Curso de Aperfeiçoamento Rural da Nossa Escola Normal. Ano XXXVIII, n. 8780. São Carlos, 03 de setembro de 1936, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Curso de Ruralização do Professor Primário. Ano XXXIX, n. 8846. São Carlos, 08 de janeiro de 1937, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Escola Normal de São Carlos: Noções de agricultura e hygiene ás alunnas daquele estabelecimento. Ano XXXVIII, n. 8795. São Carlos, 04 de outubro de 1936, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Escola Normal de São Carlos: Noções de hygiene. Ano XXXVIII, n. 8799. Sâo Carlos, 11 de outubro de 1936, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Escola Normal: Curso de Especialização Rural. Ano XXVIII, s.n. São Carlos, 01 de novembro de 1936, s.p.

CORREIO DE SÃO CARLOS. Professores Ruralistas. Ano XXXIX, n. 8850. São Carlos, 12 de janeiro de 1937, s.p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUELLI, O. A. Curso de Ferias para Professores Ruraes. Revista de Educação. São Paulo, Directoria do Ensino do Estado de São Paulo,Vol. XVII-XVIII, n. 17 e 18, 1937. pp. 99-104.

JORNAL DE NOTÍCIAS. Reuniões de Professores: Diversos. Ano I, n. 102. São Paulo, 13 de agosto de 1946, 8p. Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=583138&pesq=Curso%20de%20Especializa%C3%A7%C3%A3o%20Agr%C3%ADcola%20Pinhal> Acesso em: 04 maio 2017.

MATTOS, I. C. R. A concepção de educação nas obras de Sud Mennucci. 2004. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MENNUCCI, S. Cem anos de Instrucção Publica: 1822-1922. São Paulo: Editores Salles Oliveira, Rocha, 1932. 115 p. (Coleção “Assumptos Sociaes”).

NEVES, A. P. das. São Carlos: Da Escolinha de Primeiras Letras às Universidades de Prestígio Internacional. São Carlos, SP: s.ed., s.d. 16p.

SÃO PAULO. Annuario do Ensino do Estado de São Paulo: 1936-1937. São Paulo: Secretaria da Educação e da Saúde Pública, 1937. 656p.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado. Decreto n. 15.142, de 18 de outubro de 1945. Aprova o Regimento dos Cursos de Especialização Agrícola na Escola Profissional Agricola Industrial Mista de Pinhal. Disponível em: < http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1945/decreto-15142-18.10.1945.html> Acesso em: 27 set. 2016.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado. Decreto n. N. 14.002, de 25 de maio de 1944. Dispõe sôbre a criação do curso pré-¬normal e dá outras providências. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/157170/DECRETO%20N.%2014.002,%2025.05.1944.pdf?sequence=1> Acesso em 27 set. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Centro Paula Souza. Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Agrícola). São Paulo: s.ed.. s.d. 1p. Disponível em < http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/escolas/campinas/etec-espirito-sto-do-pinhal-dr-carolino-da-motta.asp> Acesso em: 12 nov. 2020.

A VIVIANI, L. M; GIL, N. L. A expansão e a eficiência da escola rural em São Paulo: atuação e posicionamentos de Almeida Jr. a partir de estatísticas oficiais. Revista História da Educação, Rio Grande do Sul, vol. 15, núm. 34, maio-agosto, 2011, pp. 147-170. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/3216/321627141009.pdf> Acesso em: 20 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2021-01-27 — Atualizado em 2021-01-27

Como Citar

BASSO, J. OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020124, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1514. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1514. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos