O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NA REALIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1572Palavras-chave:
Alfabetização, Programa Mais Alfabetização, Política Nacional de AlfabetizaçãoResumo
A discussão sobre a alfabetização é um processo complexo a qual exige diferentes perspectivas e caminhos para uma visão ampla das tensões que a envolve. O objetivo da presente pesquisa foi perceber a organização e os desafios do Programa Mais Alfabetização no contexto de uma escola pública de Maceió, no estado de Alagoas. A questão norteadora que permeou o estudo foi: como se dá a organização do Programa Mais Alfabetização na realidade das escolas públicas e quais são os seus desafios para a efetivação das propostas presentes em suas diretrizes? A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como técnica da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com oito participantes da escola, envolvidos diretamente com o objeto de estudo. Como resultados, ficou evidente que a concepção posta no Programa vai de encontro à defesa de uma formação continuada dos profissionais da educação, bem como assume a desvalorização docente através da precarização de contrato dos assistentes, concretizando uma concepção mínima de educação, sendo respaldada pelas políticas de cunho neoliberais.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Programa Mais Alfabetização. CAEDDIGITAL.NET, Brasil. Disponível em : < https://maisalfabetizacao.caeddigital.net/#!/pagina-inicial>. Acesso em: 9 jun. de 2020.
DIONIZIO, J. A. F.; SOUZA, R. Z. Os desafios do processo de alfabetização. – Paraná – Brasil, 2017.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MORAES, A. C. A. Análise do programa mais alfabetização e precarização na formação e trabalho docente. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v.5, n.1, p. 109-126, jan./jun., 2019.
OLIVEIRA, D. A. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr.-jun. 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a05.pdf>. Acesso em: 28 de fev. 2021.
OLIVEIRA, L. A. O processo de alfabetização: leitura e escrita nos anos iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Sociedade Cultural Educacional de Itapeva Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Itapeva – São Paulo – Brasil, 2014. 35 f.
PERES, P. Política Nacional de Alfabetização: entenda as polêmicas presentes na PNA. Nova Escola, São Paulo, 03 de maio de 2019. Disponível em : <https://novaescola.org.br/conteudo/17139/entenda-as-polemicas-presentes-na-politica-nacional-de-alfabetizacao>. Acesso em: 23 jun. de 2020.
SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político – Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. Libertad, São Paulo, 2002.
VIEDES, S. C. A.; SOUSA, S. N.; ARANDA, M. A. M. A concepção de alfabetização em programas federais: tensões e (in)certezas da Política Nacional De Alfabetização (2016-2019). Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell; revisão: Cláudio Damacena. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).