O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NA REALIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1572

Palavras-chave:

Alfabetização, Programa Mais Alfabetização, Política Nacional de Alfabetização

Resumo

A discussão sobre a alfabetização é um processo complexo a qual exige diferentes perspectivas e caminhos para uma visão ampla das tensões que a envolve. O objetivo da presente pesquisa foi perceber a organização e os desafios do Programa Mais Alfabetização no contexto de uma escola pública de Maceió, no estado de Alagoas. A questão norteadora que permeou o estudo foi: como se dá a organização do Programa Mais Alfabetização na realidade das escolas públicas e quais são os seus desafios para a efetivação das propostas presentes em suas diretrizes? A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como técnica da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com oito participantes da escola, envolvidos diretamente com o objeto de estudo. Como resultados, ficou evidente que a concepção posta no Programa vai de encontro à defesa de uma formação continuada dos profissionais da educação, bem como assume a desvalorização docente através da precarização de contrato dos assistentes, concretizando uma concepção mínima de educação, sendo respaldada pelas políticas de cunho neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Laís de Araújo Almeida Silva , Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió, Alagoas, Brasil.

Erick Rodrigues da Rocha , Universidade Federal de Alagoas

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió, Alagoas, Brasil. 

Givanildo da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió, Alagoas, Brasil. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília: MEC, SEALF, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Programa Mais Alfabetização. CAEDDIGITAL.NET, Brasil. Disponível em : < https://maisalfabetizacao.caeddigital.net/#!/pagina-inicial>. Acesso em: 9 jun. de 2020.

DIONIZIO, J. A. F.; SOUZA, R. Z. Os desafios do processo de alfabetização. – Paraná – Brasil, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORAES, A. C. A. Análise do programa mais alfabetização e precarização na formação e trabalho docente. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v.5, n.1, p. 109-126, jan./jun., 2019.

OLIVEIRA, D. A. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr.-jun. 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a05.pdf>. Acesso em: 28 de fev. 2021.

OLIVEIRA, L. A. O processo de alfabetização: leitura e escrita nos anos iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Sociedade Cultural Educacional de Itapeva Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Itapeva – São Paulo – Brasil, 2014. 35 f.

PERES, P. Política Nacional de Alfabetização: entenda as polêmicas presentes na PNA. Nova Escola, São Paulo, 03 de maio de 2019. Disponível em : <https://novaescola.org.br/conteudo/17139/entenda-as-polemicas-presentes-na-politica-nacional-de-alfabetizacao>. Acesso em: 23 jun. de 2020.

SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político – Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. Libertad, São Paulo, 2002.

VIEDES, S. C. A.; SOUSA, S. N.; ARANDA, M. A. M. A concepção de alfabetização em programas federais: tensões e (in)certezas da Política Nacional De Alfabetização (2016-2019). Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell; revisão: Cláudio Damacena. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-09

Como Citar

DE ARAÚJO ALMEIDA SILVA , A. L. .; RODRIGUES DA ROCHA , E. .; DA SILVA , G. . O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NA REALIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020157, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1572. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1572. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos