PANDEMIA E A EDUCAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: elementos para avaliar o contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1706

Palavras-chave:

Avaliação Escolar, Estatísticas Educacionais, Pandemia

Resumo

A pandemia trouxe vários desafios para a população brasileira. Em particular, faz-se necessário compreender como esse fenômeno impacta a educação e quais ações são tomadas para seu enfrentamento. O objetivo é apontar as ações tomadas no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins no enfrentamento da pandemia e as ações previstas para retomada das atividades presenciais escolares. Foi realizado um recorte temporal de junho a julho de 2020 sobre os municípios do Tocantins, organizando informações sobre as escolas, sobre a pandemia e ações do Estado para seu enfrentamento. O texto aponta uma primeira forma de avaliar as ações dos órgãos responsáveis pela educação e acompanhar os impactos da pandemia no sistema de educação de um estado, possível de ser replicado para outras regiões. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catharina da Cunha Glória, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda no curso de bacharelado e licenciatura em Dança, Unicamp; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq; Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7758-6335 E-mail: catharinacgloria@gmail.com

Referências

CARVALHO, L.; PIRES, L. N.; XAVIER, L.L. COVID-19 e desigualdade no Brasil. Experiment Findings · April 2020, p.1-3. DOI: 10.13140/RG.2.2.27014.73282.

DIAS, Érica; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. In.: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Ensaio: aval. Pol. Públ. Edu., Rio de Janeiro, v. 28, n.º 108, p. 545 -554, jul. /set. 2020.

FIGUEIREDO SANTOS, J. A. Covid-19, causas fundamentais, classe social e território. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, 2020. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00280

IBGE. Estrutura Territorial. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial.html. Acesso em 22/02/2020.

INEP. Censo Escolar. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas. Acesso em 01/02/2021.

INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em 01/10/2020.

JACOMELI, M. R. M.; BARÃO, G. de O. D.; GONÇALVES, L. S. A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 32-57, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID638. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portalde periodicos/index.php/revistaexitus/article/view/638. Acesso em: 22 dez. 2020.

LAGARES. Rosilene (Org.) Gestão da educação na conjuntura da pandemia: com a palavra, cursistas e formadores. Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins; Rede ColaborAção Tocantins; UNDIME – Tocantins; Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal / Observatório de Sistemas e Planos de Educação (GepeEM/ ObSPE/ UFT), 2020.

LEITE, S. F. Mapeamento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 na região dos cerrados do centro-norte do Brasil: um estudo quantitativo e qualitativo. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/view/ cerradoscentronortebrasil/. Acesso em 01/10/2020.

MEC. Medidor Educação Conectada. Disponível em http://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br/mapa-escola/?regiao= NORTE&estado=TO&inep=. Acesso em 01/02/2021.

MPTO. Volta às aulas presenciais - Sistemas e Pandemia. Disponível em https://www.mpto.mp.br/caop-da-infancia-e-juventude/2020/06/29/548253-kit-volta-as-aulas-presenciais. Acesso em 01/02/2021.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Registros. 2020. Disponível em: https://transparencia.registrocivil.org.br/registros. Acesso em 14/10/2020.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 22 dez. 2020.

TABLEAU. Software de análise e business intelligence. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-br. Acesso em 20/01/2021.

TOCANTINS. Boletim Epidemiológico. Notificações para Covid-19. 17 de janeiro de 2021. Nº 308. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/547822/ Acesso: 20/01/2021.

TOCANTINS. Governo do Estado do Tocantins – Gestão Municipalista. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/ Acesso: 20/12/2020

VARELA, Gabrielle; GELENSKE, Cecília; LIMA, Kevin. Conselho Nacional de Educação aprova ensino remoto até dezembro de 2021. CNN Nacional. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/10/06/ conselho-nacional-da-educacao-aprova-ensino-remoto-ate-dezembro-de-2021 Acesso em 15/10/2020.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

LEITE, S. F.; TAVARES JUNIOR, F.; GLÓRIA, C. da C. PANDEMIA E A EDUCAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: elementos para avaliar o contexto . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020192, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1706. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1706. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos