RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1560

Palavras-chave:

Saúde-doença, Experiência de vida, Crianças

Resumo

Discussões sobre educação em saúde são urgentes e devem abranger tanto escolas quanto espaços não-escolares, a fim de que as crianças possam ter reflexões essenciais acerca de assuntos que influenciam na sua vida e, consequentemente, na sua saúde. Buscou-se compreender como a temática saúde-doença se relaciona às experiências de vida das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Barreirinha, Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem e análise de dados de cunho fenomenológico-hermenêutico. A investigação contou com 16 crianças de ambos os sexos, com idade entre dez e onze anos, de uma turma 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as crianças têm conhecimentos da temática saúde-doença e apresentam uma pluralidade de experiências cotidianas de adoecimento (experiências de adoecimento, relacionamento interpessoal, lazer, hábitos de higiene e alimentar) que podem afetar suas vidas e seus desempenhos escolares. Em relação às questões alimentares, contudo, há uma dissociação, em parte, entre o saber adquirido nas aprendizagens escolares e as atitudes de escolhas alimentares, dentre as possíveis por elas. Esta dissociação indica a necessidade de buscar meios que não só contribuam para a aquisição de conhecimentos teóricos, mas que possibilitem aos alunos fazerem articulação no seu cotidiano, principalmente nas escolhas alimentares, sobretudo daqueles menos prejudiciais à saúde. Esse trabalho destaca a necessidade de discussões sobre o tema saúde-doença nos espaços escolares e não-escolares, de maneira a proporcionar aos alunos o acesso aos conhecimentos sobre a relação saúde-doença fundamentais para as suas vidas.

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Biografia do Autor

Glenda Gabriele Bezerra Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Região Amazônica - Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Fundamentos da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências.

José Vicente de Souza Aguiar , Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, professor da Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, Grupo de pesquisa Fundamentos da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências, Brasil.

Andrigéssica Mota da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências na Região Amazônica - Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Grupo de pesquisa Fundamentos da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

BEZERRA BELTRÃO, G. G. .; DE SOUZA AGUIAR , J. V. .; MOTA DA SILVA, A. . RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DAS CRIANÇAS . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020148, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1560. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1560. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê