CURRÍCULO E SABER OBJETIVO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1564

Palavras-chave:

Educação no Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Currículo Escolar, Escolas Multisseriadas

Resumo

As salas multisseriadas são formadas por turmas heterogêneas de alunos que se encontram em nível de conhecimento, ano de escolaridade e idade diferentes, no mesmo espaço, e com um único docente. Geralmente a organização do ensino nestas salas se dá seguindo o mesmo modelo das salas seriadas, o que acaba por conduzir a uma separação dos alunos por série e ou ano de escolaridade e à elaboração de diversos planos de aula, o que pode levar a não se atingir todos os objetivos educativos e um acesso precário aos conteúdos curriculares previstos para cada série. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a organização curricular nas salas multisseriadas visando a transmissão e aquisição do saber objetivo a partir do aporte teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria pedagógica de base materialista histórico dialética. Aventamos a possibilidade de organizar o trabalho pedagógico nessas salas a partir de um currículo único em que os conteúdos trabalhados sejam os mesmos, variando o teor e o aprofundamento das atividades de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança. A questão norteadora deste trabalho é: como organizar o ensino em salas multisseriadas de forma a contribuir com o saber objetivo mediado pela aquisição do conhecimento científico, que possibilite a ascensão do pensamento do abstrato para o concreto independentemente do nível de conhecimento e idade que os alunos se encontram? Trata-se de um artigo teórico elaborado a partir de estudo do referencial pedagógico marxista e de observações e anotações de pesquisas realizadas pelas autoras sobre trabalho docente e ensino em escolas no meio rural. Buscamos elaborar uma resposta, ainda que provisória, como forma de contribuir com as discussões sobre o ensino nas salas multisseriadas que possibilite a formação social e consciente do filho do trabalhador do campo, para que ele se perceba como cidadão de direitos e deveres, que seja capaz de se reconhecer enquanto protagonista da história e potencializador da transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar campus São Carlos. São Paulo, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Campo e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar.

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Campus Tocantinópolis. Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar.

Referências

ARROYO, M. G. Prefácio. In: ROCHA, M. I. A.; HAGE, S. M. (Org.). Reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28 de abr. de 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Linguagens, educação física, ensino fundamental, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf.

Acesso em: 11 de abr. de 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE/2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 18 de abr. 2021.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: DF, MEC, UNESCO, 1998.

DUARTE, N. A Individualidade Para Si. Contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Edição Comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

HAGE, S. A. M. A. Multissérie em pauta: para transgredir o Paradigma Seriado nas Escolas do Campo. 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 de abr. 2017.

HAGE, S. A. M. A. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do Campo. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 de abr. 2017.

JACOMELI, M. R. M.; CARDOSO, M. A. O Programa Escola Ativa e a gestão democrática: análises e possibilidades. In: BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. (Orgs.). Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa. São José: Premier, 2011.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 62, p. 531-541, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/2017nahead/1807-5762-icse-1807-576220160917>. Acesso em: 13 fev. 2018.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições gerais para o trabalho pedagógico em salas multisseriadas. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 1, p. 176-192, jan./abr. 2014.

MARTINIC, S. El tiempo y el aprendizaje escolar la experiencia de la extensión de la jornada escolar en Chile. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 61, p. 479-499, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n61/1413-2478-rbedu-20-61-0479.pdf. Acesso em: 24 de abr. de 2020.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.

MALANCHEN, J. Currículo e Pedagogia Histórico-Crítica: a defesa da universalidade dos conteúdos escolares. X ANPED Sul. Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/597-0.pdf. Acesso em: 27 de abr. de 2020.

NUNES, K. de C. S.; BEZERRA, M. C. S. Escolas multisseriadas rurais no estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n.1 [75], p.258-275, jan./mar. 2018.

ORSO, P. J.; MALANCHEN, J. Pedagogia histórico-crítica e a defesa do saber objetivo como centro do currículo escolar. In: X Seminário Nacional do HISTEDBR. 30 anos do Histedbr (1986-2016) - Contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileira. 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/881-2719-1-pb.pdf. Acesso em: 28 de abr. de 2020.

PARENTE, C. da M. D. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.22, n. 82, p. 57-88, jan./mar. 2014. Fundação Cesgranrio: Rio de Janeiro, Brasil.

PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas-SP: Autores Associados, 2011, p. 59-89.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. 137 p. (Coleção educação contemporânea).

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr., 2007b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In: BASSO, J. D.; SANTOS NETO, J. L.; BEZERRA, M. C. dos S. (Org.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro e João Editores e Navegando, 2016b.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 43ª ed. Revista. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Educação Escolar, currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: Movimento. Revista de Educação. Ano 03, número 04, 2016a.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 13-35.

Downloads

Publicado

2021-05-08

Como Citar

DOS SANTOS, M. C. .; SILVA NUNES, K. de C. . CURRÍCULO E SABER OBJETIVO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020154, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1564. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1564. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos