AS PLATAFORMAS INFORMÁTICAS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: modernização ou burocratização?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1555

Palavras-chave:

Plataformas informáticas, Burocracia, Organização escolar

Resumo

A crescente importância que as plataformas informáticas têm vindo a adquirir na organização escolar obriga à compreensão das suas potencialidades e centralidade enquanto instrumento ao serviço da eficiência e eficácia, conceitos caros à modernidade. O seu propósito confunde-se com a superação da burocracia e, assim sendo, terá como função contribuir para um quotidiano organizacional liberto das amarras do controlo, do centralismo, da padronização e uniformização e, em última instância, dos documentos escritos. Neste âmbito, e em particular no que concerne às plataformas informáticas, foi nosso propósito compreender se elas concorrem para reforçar ou para superar a burocracia na organização escolar. Para o efeito, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, que configura um estudo de caso, um Agrupamento de Escolas no Norte de Portugal, que envolve o diretor e professores com cargo e sem cargo. Teve como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo como técnica utilizada no tratamento dos dados. Foi possível concluir que as plataformas informáticas intensificam a burocracia pelo aumento da padronização, do controlo, da impessoalidade, pela omissão do interlocutor e pela valorização da tecnicidade tecnológica.

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Biografia do Autor

Maria João de Carvalho, Universidade do Porto

Doutora em Educação-área de especialização em Organização e Administração Escolar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, Portugal.

Armando Loureiro, Universidade do Porto

Doutor em Educação-área de especialização em Sociologia da Educação.Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Centro de Investigação e Intervenção Educa tivas (CIIE) da Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

DE CARVALHO, M. J. .; LOUREIRO, A. . AS PLATAFORMAS INFORMÁTICAS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: modernização ou burocratização?. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020147, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1555. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1555. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê