O BALANÇO DE UMA DÉCADA DA PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1666

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Estado da Arte, Currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um balanço do que foi produzido em trabalhos científicos na área de Educação Infantil na primeira década após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009). Seu principal aporte teórico é Leontiev (1978), que defende a ideia que é através da educação que o homem torna-se humano em sua essência. Resulta de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte” que, através de uma metodologia inventariante e descritiva, fez o levantamento das produções acadêmicas sobre as DCNEI (BRASIL, 2009) no período de 2010 a 2020 em três plataformas eletrônicas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Google Acadêmico e ResearchGate. Seus resultados apontam os temas de maior destaque nas pesquisas e que envolvem a compreensão de currículo em sua episteme, perpassando por reflexões acerca das teorias, concepções e conceitos que o compõem. Em contrapartida, assuntos como o brincar, as interações, a educação para as relações étnico-raciais, a avaliação e a prática com bebês, fundamentais para a efetivação de um currículo que considere a criança como centro, ainda são pouco explorados ou sequer aparecem entre os temas focalizados. Além disso, evidenciam inúmeros desafios que precisam ser enfrentados pela comunidade acadêmico-científica em relação ao currículo na Educação Infantil e suas especificidades, o que possibilita a ampliação dos debates sobre o tema.

 

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.  Estado da Arte. Currículo.

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Biografia do Autor

Sinara Almeida Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- FACED/UFC;
Professora Associada I do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do
Oeste do Pará- UFOPA- Brasil; Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em
Educação da UFOPA; Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Edcuação Infantil- GEPEIUFOPA.

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED/UFC;
Professora Associada II da FACED/UFC - Brasil; Professora Permanente do Programa de Pósgraduação
em Educação Brasileira da FACED/UFC; Coordenadora do Grupo de Pesquisa
Propostas pedagógicas e formação de professores na Educação Infantil.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

ALMEIDA COSTA, S.; COSTA DE ANDRADE CRUZ, R. O BALANÇO DE UMA DÉCADA DA PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020178, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1666. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1666. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê