O ENSINO DE QUÍMICA COMO UNIDADE DIALÉTICA ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICOS E SUBMICROSCÓPICOS: para além do triângulo do Johnstone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1607

Palavras-chave:

Triângulo de Johnstone, Níveis da representação química, Teoria histórico-cultural da atividade

Resumo

No ensino de química há uma adoção quase que hegemônica das ideias do professor Alex Johnstone sobre os três níveis representacionais do conhecimento químico, os quais ficaram conhecidos como triângulo de Johnstone: macroscópico, submicroscópico e simbólico. Nesse sentido, muitos trabalhos tomam essa ideia  como embasamento quase que natural e focalizam o debate na forma de torná-lo didático, deixando em segundo plano discussões epistemológicas necessárias. No entanto, este trabalho tem como objetivo contribuir com a crítica ao triângulo de Johnstone e promover uma discussão que gere uma nova compreensão da realidade sobre os níveis do conhecimento químico através da perspectiva do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural. Esses fundamentos nos levaram a propor que a química se fundamenta na unidade dialética entre dois níveis da realidade, o macroscópico e submicroscópico, mediados pela representação.  Além disso, apontamos princípios da prática pedagógica para que a nossa concepção pudesse ganhar materialidade para o campo do ensino de química.

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Biografia do Autor

Caio de Souza Silva, Secretaria do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS; Professor de Química da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Salvador-BA, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Enconciências.

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Professor do Instituto de Química na Universidade Federal da Bahia - Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências; Líder do Grupo de Pesquisa Enconciências.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

DE SOUZA SILVA, C.; DA SILVA MESSEDER NETO, H. . O ENSINO DE QUÍMICA COMO UNIDADE DIALÉTICA ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICOS E SUBMICROSCÓPICOS: para além do triângulo do Johnstone. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020201, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1607. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1607. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos